Pular para o conteúdo principal

Qual a diferença entre idéia e Oportunidade de Negócio?

Esse post será o primeiro de uma série de três. Será um introdutório, o segundo como identificar uma oportunidade e o terceiro como avaliar uma oportunidade.

Vamos lá!

Os empreendedores confundem muito a idéia com oportunidade. Às vezes aquelas idéias fantásticas sobre uma esfera de conhecimento próprio parece, a primeira vista, a melhor oportunidade do mundo. Mas será que alguém compra isso? Quem seriam seus compradores? Por onde devo começar?

O processo de busca e descoberta de Oportunidade de Negócio faz parte da essência de um empreendedor. Uma boa idéia pode ser o início de tudo ou o desastre do empreendimento. Segundo o Prof. Louis Jacques Filion, a partir das idéias começa a ser construída a visão do negócio e, posteriormente, o negócio da empresa. Mas, o que parece simples, muitas vezes não é; pois é aí que existe a confusão da idéia com a oportunidade de negócio.

A verdade é que idéias são inertes e, para fins práticos, sem valor. A idéia não é nada mais do que uma ferramenta na mão do empreendedor, que pode ou não fazer um bom uso dela. Em geral, a importância da idéia é superdimensionada, às custas da pouca ênfase dada aos produtos que podem realmente ser vendidos para clientes reais.

Oportunidade de Negócio: “Circunstância adequada ou favorável à implantação e desenvolvimento de um empreendimento com fins lucrativos”.

Desta forma, as idéias surgem de um processo de observação e desenvolvimento da criatividade, que, através de um pensamento sistêmico e visionário, poderá se tornar uma Oportunidade de Negócio. Para que se forme a visão a partir de uma idéia, estão envolvidos alguns fatores que influenciam fortemente neste processo, ligados basicamente à essência da pessoa, desde a forma como ela se vê, seus valores e crenças, sua disposição para atender e evoluir sempre, até seu nível de relacionamento interpessoal, suas qualidades de líder e sua compreensão sobre o mundo que a cerca.

Segundo alguns especialistas, a busca de uma Oportunidade de Negócio não deve ser encarada como busca de “dicas quentes”sobre os “negócios do momento”. É um processo que vai muito mais além, pois requer tempo e dedicação do empreendedor para que ele descubra os melhores caminhos para criar e desenvolver o negócio que lhe proporcione maiores possibilidades de lucratividade, crescimento e realização.

Quando uma pessoa pensa em criar o seu próprio negócio, muitas vezes, por visar somente o lucro, ele se esquece de avaliar aspectos importantes e que são fatores determinantes para o sucesso do negócio. São eles: o conhecimento do negócio em que se pretende atuar, afinidade com a atividade a ser desenvolvida e características pessoais voltadas ao perfil empreendedor.

Comentários

  1. Rodrigo, obrigada pelo esclarecimento, faço Gestão Publica estou gostando muito!.
    Parabéns pelo sucesso!premiações!.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado você por acessar o meu blog.
    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  3. A procura de boas oportunidades de negócio?
    Conheça agora mesmo a ADS GOLD!
    Empresa que vem fazendo sucesso em todo o Brasil.
    Não é necessário fazer indicação ou venda para ganhar, ganho mínimo semanal garantido de R$40,00 à R$200,00 por visitar sites parceiros ADS Gold, são muitas formas de ganhos, realmente fantástico vale a pena conhecer!

    ADS Gold nos oferece 12 formas de ganho, conheça um pouco mais sobre a proposta de negócio no site:
    http://recrutadorpro.com/?rafaelr

    E se você já conheçe esta maravilhosa empresa, não perca mais tempo, realize seu cadastro no site:
    http://www.adsgold.com.br/rafaelr

    Dúvidas entre em contato comigo.
    Um forte abraço!
    Rafael Roloff.

    ResponderExcluir
  4. Lia Matos 11/12/2013
    Você quer realmente uma oportunidade de ganhar dinheiro em uma empresa brasileira, que te oferece uma loja virtual com mais de 1000 produtos, que faz propaganda de seus produtos, entrega e ainda te dá diversas oportunidades de ter uma vida melhor!!!!!
    Venha conhecer e assistir uma conferencia on line todos os dias às 15 e às 21 horas no site www.sistemawinner.com.br/conferencia/liamatos . Mais informações
    no meu cel 21 998670551

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v