Pular para o conteúdo principal

Dicas para obter economia de energia com a lâmpada correta


fonte: * portal da iluminação

Apesar do elevado volume de chuvas, o horário de verão começa à zero hora do dia 19 de outubro para os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A iniciativa, que deve proporcionar uma economia de aproximadamente 2.000 MW segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, é uma importante ocasião para despertar a consciência ambiental junto ao consumidor brasileiro.No que se refere à iluminação, que corresponde a 14% do consumo doméstico de energia elétrica, a simples mudanças de hábitos e cuidados na escolha do produto correto são pequenos detalhes que podem impactar na redução das despesas mensais.

O especialista em iluminação da Golden, Leandro de Barros, orienta o consumidor a adotar a luz natural e buscar um equilíbrio entre ela e luz artificial para obter a economia de energia. Mas ressalta que “embora a adoção de vidro ajude na propagação da luz, a mesma transparência durante o verão pode impactar no calor e por sua vez na utilização de aparelhos de ar condicionado”.


Considerando a diversidade de modelos e características das lâmpadas disponíveis no mercado, a empresa de iluminação Golden recomenda os seguintes cuidados para uma compra correta, propiciando a economia de energia e a redução de custos:

1- Não escolher um produto pelo preço. A aparente economia proporcionada no ato da compra não proporciona necessariamente economia durante a vida útil do produto.

2- Observar o tipo de tecnologia. Lâmpadas com tecnologia mais antiga iluminam menos, consomem mais energia e tem vida útil pequena. Já as lâmpadas fluorescentes compactas, por exemplo, proporcionam mais luminosidade, economizam 80% de energia e duram até 750 horas por ano, o que equivale a 8 anos de vida útil.

3- Atentar para a potência. Uma lâmpada com mais potência gasta mais energia, o que significa uma conta de luz mais alta no final do mês. Com menor potência, a lâmpada fluorescente reduz seu consumo de energia em até cinco vezes, com uma economia de mensal de R$ 2,70 em sua conta de luz por ponto. Com a economia financeira gerada nesta substituição, o investimento inicial feito na compra da lâmpada se paga em apenas três meses. Faça o teste adotando uma lâmpada fluorescente compacta de 15W no lugar de uma incandescente de 60W

4- Analisar a durabilidade do produto identificada no rótulo. No caso das lâmpadas fluorescentes compactas você só se preocupará com a troca a cada oito anos, ao passo que ao longo deste tempo efetuará oito trocas se optar pela incandescente.

5- Conhecer o impacto na sua conta de luz. Saiba que o desempenho de uma lâmpada leva em consideração a quantidade de energia elétrica que consome e o tempo. Este pequeno cuidado pode proporcionar uma economia de R$ 134 durante toda a vida útil de uma lâmpada.


Economia financeira ao longo da vida da lâmpada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v