Pular para o conteúdo principal

Chip que torna painéis solares mais eficientes

por Fernanda Dalla Costa — última modificação Jul 22, 2010 07:05 PM
A fabricante de semicondutores STMicroelectronics desenvolveu um chip capaz de recuperar a energia perdida dos painéis solares em virtude da dispersão, o que garantirá melhorias no tamanho, custos e confiabilidade dos produtos eletrônicos com eficiência energética.

O equipamento combina funções de otimização e conversão de energia para geradores solares, viabilizando arranjos de múltiplos painéis, que vão desde equipamentos domésticos instalados nos telhados até instalações maiores, fornecendo mais energia a um custo mais baixo por watt.
O chip desenvolvido pela empresa franco-alemã permite a aplicação do Ponto de Potência Máxima (MPPT) de forma individualizada para cada painel, ajustando automaticamente os circuitos de saída do gerador solar e compensando as flutuações de energia resultantes das variações da intensidade solar, do sombreamento, das alterações da temperatura, desequilíbrio do painel ou envelhecimento.
A tecnologia viabiliza um Distributed MPPT (DMPPT), que compensa cada painel individualmente e que é considerada a técnica mais promissora para melhorar a produtividade energética dos sistemas fotovoltaicos porque maximiza a energia extraída de cada painel, independentemente do desempenho do módulo adjacente, mesmo que algum módulo falhe.
Normalmente, a implementação do DMPPT requer uma rede de componentes para cada painel do arranjo, conjunto que pode ser substituído pelo chip, simplificando o projeto.
Em situações onde o MPPT não é aplicado, a energia vinda do painel solar ser de 10% a 20% menor se apenas uma pequena porcentagem de sua superfície estiver na sombra, o que resulta em restrições quanto ao local de implantação ou tamanho do equipamento para evitar as sombras.
"Maximizar a eficiência e a confiabilidade são elementos chave para oferecer energia a preços competitivos a partir de recursos renováveis", disse Pietro Menniti, gerente geral da Divisão Industrial e de Conversão de Potência (I&PC Division) da ST.

Comentários

  1. Quero compartilhar um testemunho de como o serviço de financiamento da Le_Meridian me ajudou com um empréstimo de 2.000.000,00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar essa empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seus negócios project.the empresa está financiando empresa. Qualquer pessoa que procure apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com ou lfdsloans@lemeridianfds.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v