Pular para o conteúdo principal

Especialistas afirmam que microgeração será maior revolução do setor


De acordo com o presidente do conselho do Forum Latino Americano de Smart Grid, Cyro Boccuzzi, resolução 482 será o início do fim do mercado cativo.
O setor elétrico está prestes a passar pela sua maior revolução, de acordo com o presidente do conselho do Forum Latino Americano de Smart Grid, Cyro Boccuzzi. Com a  resolução 482, publicada em abril deste ano, que define prazos para que as distribuidoras formulem regras para conexão de de microgeradores à rede, o executivo prevê uma grande mudança no perfil do setor nos próximos cinco anos.

Em palestra no XX Seminário de Distribuição de Energia Elétrica, na última quinta-feira, 25 de outubro, no Rio de Janeiro, Bocuzzi afirmou que "a microgeração é uma tecnologia que, no nosso entender e olhando tudo o que tem acontecido no mercado, é considerada um caminho sem volta para as empresas de energia. Como costumo dizer, a 482 marca o início do fim do mercado cativo de energia".

Com a microgeração, o caminho da energia não será mais unilateral, mas terá duas vias. O cliente passará a ser então consumidor e gerador, gerando sua própria energia e injetando seu excedente na rede. Segundo o executivo, "com o consumo médio brasileiro em torno de 180 kW/mês, o dia que os painéis fotovoltaicos estiverem disponíveis em larga escala e a preços populares, teremos uma grande mudança nos negócios que sustentam as distribuidoras de energia e o mercado precisa pensar e se preparar para isso".

Realidade essa que, segundo o diretor da área de Gestão de Ativos da DNV Kema, Bijoy Chatt, não vai demorar muito a acontecer. Chatt apresentou um estudo que indica a redução de mais de 17% nos custos de implantação de projetos de energia solar fotovoltaica entre 2009 e 2010. Segundo o executivo, o preço de instalação da energia solar fotovoltaica cairá dos U$ 0,20/kWh atuais para menos de U$ 0,05/kWh em até dez anos.

O estudo, realizado na Califórnia, Estados Unidos, consiste de um programa de incentivo à energia solar e descontos para consumidores. A partir da iniciativa, foi possível descobrir que o projeto gera ganhos na capacidade da transmissão de energia entre 500 MW e 900 MW. Apesar das vantagens, Chatt lembrou que umas das principais barreiras às novas tecnologias é o custo com valor elevado. Além disso, a tais fontes contam ainda com o fator da intermitência e a falta de padrões e regulação que garanta um ambiente seguro para os investidores. Boccuzzi completou dizendo que "é preciso que os governos consigam integrar essas novas tecnologias dentro de uma política energética mais abrangente e garantir que as empresas possam ter algum tipo de retorno de investimento".

Além da questão da microgeração, o superintendente de tecnologia e inovação da Light, Fábio Toledo, lembrou que outra tecnologia que irá favorecer o consumidor é o smart grid. Com investimento de R$ 65 milhões provenientes da Light e da Cemig, distribuidora de Minas Gerais, o programa Smart Grid Light já instalou 300 mil medidores inteligentes em toda a sua área de concessão. Mas, além dos medidores, a iniciativa da Light também investe na automação da rede, uma vez que o ganho do Smart Grid vem da sinergia dos processos. Segundo Toledo, "o programa da Light pode ser considerado o primeiro programa nacional e um dos primeiros programas internacionais que é totalmente integrado, passando desde a parte de medição, passando pela automação residencial, chegando até os processos de automação da rede e na inteligência nos processos de automação, medição, e da rede".

Dentro do programa, dois novos equipamentos foram desenvolvidos pela companhia. Um deles é uma base elétrica inteligente, onde toda a parte não metrológica de smart grid é colocada, de forma que seja possível encaixar qualquer tipo de medidor com certificação da ABNT. Outro aparelho é a o painel de medidores com barras informativas que mostram o consumo do cliente e a tarifa aplicada no momento.Inicialmente, as tecnologias serão aplicadas na comunidade Cruzada de São Sebastião, localizada no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Além disso, há uma perspectiva de implantação no Shopping Leblon e em algumas residências do entorno do centro comercial.

Apesar do investimento da empresa na modernização da rede, segundo o diretor de distribuição da Light, José Humberto Castro, o grande problema da companhia no estado é o furto de energia. "Hoje a Light deixa de faturar até R$ 1,5 bilhão por ano só com furtos de energia. E só há um caminho para reduzir essas perdas, que é investir em tecnologia", disse o executivo também presente no evento.

Para tentar reduzir o problema, a empresa investe, desde 2010 no programa de Áreas de Perda Zero. A concessionária dividiu a área do Rio de Janeiro em pequenas áreas, onde microempresas têm a responsabilidade de gerir a distribuição dessas regiões, ganhando recompensas pela redução das perdas. Atualmente, já existem oito áreas no Rio de Janeiro e como resultado, Castro anunciou que em uma área de APZ onde em janeiro a adimplência era de 86,7%, com as ações da empresa responsável, em setembro subiu para 93,9%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v