Pular para o conteúdo principal

Na mira dos investimentos em Energias Renováveis

Fonte: Ambiente Energia
Os mercados emergentes estão se tornando mais atraentes para os investidores em energia renovável. De acordo com a pesquisa elaborada pela EY (antes Ernst & Young), esses mercados estão em ascensão devido aos ambientes de políticas energéticas estáveis e confiáveis. Enquanto países como Brasil e África do Sul tem sido alvo dos investimentos, países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Polônia estão vendo seus projetos abandonados e as saídas dos investidores devido às intervenções políticas.
“De um lado temos os países que estão revendo suas políticas energéticas, o que está levando a incerteza nos mercados. Já do outro lado, temos países que estão atraindo investidores pela implantação em larga escala de energia renovável e eliminação de barreiras, conforme vemos em mercados emergentes como o Brasil e a África do Sul”, explicou o diretor Global de Energia Renovável da EY, Gil Forer.
Apesar de não estarem entre as dez primeiras posições do ranking trimestral de atratividade de investimentos em energia renovável, os países da América do Sul continuam expandindo a sua presença no setor de energias renováveis.
No Brasil, só em 2013 já entraram em operação 3GW de capacidade instalada em energia renovável, e quase 40 GW de projetos se
inscreveram para os leilões de novembro e dezembro. Outro destaque é o Chile, que continua a atrair projetos de grande escala , incluindo o maior sistema de energia solar não subsidiado do mundo. Além disso, o governo chileno dobrou sua meta de 20% de energia renovável até 2025.
Mercados como a Turquia e Tailândia também estão caminhando na mesma direção para atender a crescente demanda de energia. O governo tailandês anunciou recentemente um aumento de 51% na sua meta de energias renováveis para 2021 para quase 14GW, ou 25% do total de geração de energia elétrica – acima dos 8% gerados atualmente. Já na Turquia, os altos preços do mercado da eletricidade e um quadro de apoio robusto resultaram em aumento significativo de inscrições para os leilões de energia renováveis.
Segundo o EY, os Estados Unidos continuam em primeiro lugar no RECAI (Índice de atratividade de países em energia renováveis). No entanto, enquanto o país lançou recentemente o primeiro banco verde de Nova York, para alavancar pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos privados para projetos de energia limpa, as preocupações quanto ao impacto dos preços de xisto e a falta de política energética em longo prazo podem levar à preocupação dos investidores nos próximos meses .
Outros mercados que também possuem atrasos nos investimentos nesse setor devido às intervenções políticas são: Austrália , onde o novo governo prepara uma legislação para abolir mecanismos de preços de carbono do país em 2014; a Alemanha, que é colocado em terceiro lugar no índice, mas enfrenta pressão do setor elétrico para reexaminar os subsídios de energia renováveis; e o Reino Unido, cujo aumento das contas de energia só elevou a incerteza para os investidores. Na Polônia, uma proposta de mudança de certificados verdes para licitação recebeu respostas mistas.
Todavia, nem todos os mercados estão sofrendo de indecisão política. A China, por exemplo, continua a perseguir seu ambicioso projeto solar de 35 GW para 2015, ao deixar de cobrar impostos sobre fonte solar e introduzir subsídios fiscais. Internacionalmente, a decisão da União Europeia de impor preços mínimos e quotas nos equipamentos chineses de energia solar, poderá fazer com que a indústria de energia solar europeia enfrente um período de incertezas pelos próximos dois anos.
De olho no futuro, Forer conclui que “a inovação continua sendo fundamental para o setor de energias renováveis, do ponto de vista de tecnologia e financiamento. Indecisão política e complacência em relação às tecnologias maduras podem prejudicar seriamente a evolução. No entanto, enquanto alguns mercados tropeçam, o futuro é promissor para os que podem garantir uma política energética estável e confiável aos investidores”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v