Pular para o conteúdo principal

A melhor escolha do Microcontrolador para o seu projeto

Originalmente um microcontrolador era escolhido por seu desempenho de processamento, família tecnológica e capacidade de memória. Como a unidade de processamento e a memória ocupavam quase toda a área de silício, sobrava muito pouco espaço para os periféricos, que eram poucos e limitados em recursos.

Atualmente, com a evolução dos processos de produção e tecnologia dos microcontroladores, a área ocupada pela unidade de processamento e memória foi muito reduzida, o que abriu, literalmente, espaço para a incorporação de diversos periféricos junto ao microcontrolador.

Como uma boa parte dos periféricos utiliza funções analógicas e circuitos analógicos não podem ser reduzidos tão facilmente como os digitais, a maior parte do silício agora é dedicada aos circuitos periféricos.

Os microcontroladores disponíveis no mercado, de todos os fabricantes, oferecem uma ampla gama de opções de periféricos, incluindo ADCs (conversores analógico-digitais), DACs (conversores digital-analógicos), PWMs (moduladores por largura de pulso), além de interfaces I2C, SPI, USB, Ethernet, e outras.

Essa diversidade de opções, por um lado, permite que se execute projetos com todas as funcionalidades que se possa imaginar, mas, por outro lado, implica em maior dificuldade na escolha do microcontrolador mais adequado.

Critérios para a Seleção

O primeiro passo é determinar qual é a menor arquitetura capaz de atender os requisitos do sistema, uma vez que os microcontroladores de 8 bits, apresentam menor custo que os de 16 ou 32 bits. Nesse ponto vale verificar se é possível a utilização de um microcontrolador de 8 bits considerando algum sacrifício no tamanho do código e na velocidade de execução.

A escolha da linguagem de prgramação, linguagem de alto nível ou assembler, poderá causar impacto no desempenho do sistema e, dessa forma, também influenciar na seleção da arquitetura. Para aplicações em escala, o custo do sistema pode ser o critério mais importante.

A frequência do barramento, ou clock, determina a taxa de execução de processamento em um período de tempo do mi- crocontrolador. A determinação do clock necessário para o sistema é importante para a escolha correta do microcontrolador a ser utilizado, visto que pode ocorrer que o clock seja empregado para a geração de um outro clock requerido para uma porta de comunicação, por exemplo.

Tecnologia usada para a produção do chip do microcontrolador. A tecnologia HCMOS consome menos energia e, portanto, gera menos calor.

Os recursos embutidos no chip microcontrolador permitem obter maior grau de integração e confiabilidade com um custo menor. Quanto mais recursos presentes no microcontrolador, menor será a necessidade de circuitos externos, o que significa maior confiabilidade.

O conjunto específico de instruções disponível para um dado microcontrolador também é um aspecto que deve ser analisado cuidadosamente.

Algumas perguntas devem ser feitas, como por exemplo:

• Existem instruções especiais disponíveis que podem ser utilizadas no código gerado para seu sistema?
• Existem modos de baixa potência que podem ser usados para conservação de baterias? Esses modos são viáveis para sua aplicação?
• Existem instruções de manipulação de bits que permitam implementação mais simples de aplicações de controle?

A escolha cuidadosa do microcontrolador a ser utilizado pode representar uma economia considerável para o projeto, mas outros aspectos também devem ser analisados.

A rápida evolução da tecnologia de interfaces pode tornar o projeto limitado em um curto espaço de tempo.

As interfaces seriais UART, SPI e I2 C são consideradas padrões para os dispositivos atuais, mas também sofrem evolução. A interface I2 C possui uma versão Fast-Mode Plus, que oferece velocidades de até 1 MHz.

A interface USB é outro exemplo de tecnologia que tem evoluído rapidamente, microcontroladores de 8 bits podiam ser escolhidos pois suportavam a operação no padrão USB 1.1. Mas há os padrões mais novos, como USB On-The-Go, que permite a um dispositivo funcionar como mestre ou escravo, ou a versão USB 2.0 (Hi-Speed) com taxas de até 480 Mbits/s, que necessitam da capacidade de um núcleo de 32 bits.

Ethernet é outra interface que vem sendo adotada em sistemas embedded, especialmente em aplicações industriais. Sendo uma interface confiável, suas aplicações têm encontrado campo em ambientes industriais e automotivos hostis, assim como para serviços de atualização e diagnósticos. A maioria dos microcontroladores com capacidade Ethernet nativa possuem apenas a MAC (Media-Acess Controller). Para a implementação completa, será necessária a adição da interface física (PHY).

Conclusão

A escolha do modelo de microcontrolador mais adequado para um projeto não é uma atividade simples e representa compromissos que podem se mostrar limitantes no futuro.

Além da escolha propriamente dita, outros aspectos também são importantes: ferramentas de desenvolvimento de software e hardware, documentação em português ou apenas em inglês, exemplos de aplicação (application notes), suporte técnico local (ou internacional) por te- lefone ou internet e disponibilidade de componentes, tanto na forma de amostras como para produção (no caso de não existir em estoques locais, tempo de entrega considerando importação, desembaraço alfandegário, transporte, etc).

O tipo de encapsulamento é uma característica que pode implicar em gastos adicionais caso não seja observada, uma vez que alguns tipos podem exigir equipamentos especiais, como os encapsulamentos BGA, por exemplo.

A familiaridade do projetista com uma determinada marca ou família de microcontroladores pode ser uma vantagem, assim como uma desvantagem. Será uma vantagem se o microcontrolador mais adequado fizer parte desse conhecimento, o que irá reduzir os tempos de desenvolvimento, e uma desvantagem se o componente escolhido esbarrar com a natural resistência que os projetistas apresentam quando se trata de alterar o modo como executam seu trabalho.

Comentários

  1. oi!

    quem quiser tirar dúvidas a respeito da matéria, pode me enviar e-mail.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo, muito boa esta matéria. Parabéns! Estou desenvolvendo atualmente uma fechadura biométrica e encontrei o meu primeiro problema exatamente na escolha do microcontrolador. Acredito que escolherei o PIC16F628A, tendo em vista que seus recursos atendem a minha necessidade. Minha dúvida é: Este microcontrolador é normalmente utilizado para produção de produtos em grande escala? Este projeto é para ser utilizado por uma empresa que produzirá em linha de produção. Vi que existem uns tipos voltados para produção que permitem garvação única. Isso existe?
    Agradeço a sua atenção!
    Vitor Farias

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo artigo! Agregou algum conhecimento para mim. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v