Pular para o conteúdo principal

Minha primeira grande Decisão no Empreendedorismo

Ser Empreendedor não é uma tarefa fácil, mas é desafiadora, principalmente, quando não se tem dinheiro. Optar por ser Empreendedor, nos dias de hoje com tantos concursos prometendo estabilidade e razoáveis salários, é, para muitos, loucura. Pois bem, eis aqui um Louco!

Comecei minha labuta em 2007 ainda estudante de engenharia do sexto período. Na verdade, queria provar para os outros que era capaz de aprovar um projeto em uma incubadora de empresas. Mas, antes quero fazer um breve comentário: Demorei a aprender, todavia aprendi. Nunca queiram mostrar para os outros que você é capaz, pois, em um futuro próximo, gerará orgulho e, isso, atrapalha nas relações empreendedoras. Depois exemplificarei melhor.

Voltando a empresa, começamos sem muito foco e sem experiências de mercado. Era óbvio que o negócio não ia muito adiante. Não tínhamos estratégias e nem plano de negócios. Bem, a minha primeira empresa (EcoEnergia) teve 5 alterações do quadro societário até se tornar empresa de verdade, isto é, ser legalizada(fato ocorrido só no final de 2008). De lá para cá passamos por muitas coisas, mas quero deixar o meu primeiro aprendizado: Acredite no seu negócio, mesmo quando tudo aponta para o contrário. Pegue o seu problema, estude as soluções e busque saídas, certamente encontrará.

Pela primeira vez vou relatar publicamente o que foi a minha primeira grande decisão. Antes de criar formalmente a EcoEnergia, tínhamos passado por um grande golpe com pessoas de má índole que sempre aparecerão no mundo dos negócios. Estava afundado em dívidas e sem perspectivas. Aí paramos (eu e meus atuais sócios) por uns dias...ficamos pensando na vida e voltamos decididos: Queremos ser Empreendedores! Acreditamos no nosso negócio, mesmo quando tudo apontava para o contrário.

Após essa decisão traçamos estratégias, e uma delas foi buscar financiamentos governamentais para tornar as nossas idéias de produtos inovadores em realidade. Essa postura salvou a nossa empresa de fechar as portas em 2008. No ano de 2009 fomos a empresa mais nova a aprovar mais recursos a fundo perdido da história do estado de Pernambuco. Hoje, contamos com uma equipe forte de P&D, composta por doutores, mestres, especialistas e engenheiros, além de possuir grandes parceiros no setor elétrico.

Portanto, fica minha primeira dica aos empreendedores: Nunca desistam do seu negócio. Acreditem, mesmo quando tudo aponta o contrário.

“Não é o que não sabemos que nos impede de vencer – o nosso maior obstáculo é justamente o que já sabemos” Josh Bilings.

Visitem: www.cnpq.br, www.finep.gov.br - conheçam os editais do RHAE e da subvenção econômica do Finep.

Visitem também o nosso site: www.ecoenergiabrasil.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v