Pular para o conteúdo principal

CENTRO INTERNACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS – BIOGÁS (CIBIOGÁS-ER) ALTERA DIRETORIA EXECUTIVA


Representantes de várias instituições nacionais participaram da assembleia.Representantes de várias instituições nacionais participaram da assembleia.
O Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás-ER) – instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e composto por diversas instituições nacionais – realizou uma assembleia ordinária na última sexta-feira (23) para apresentar um balanço das ações desenvolvidas pelo Centro desde que foi oficializado há cerca de um ano. 
A assembleia marcou uma mudança na diretoria do CIBiogás-ER, com a entrada de Rodrigo Regis de Almeida Galvão no cargo de diretor presidente, ocupado por Cícero Bley Junior que também é superintendente da Assessoria de Energias Renováveis da Itaipu e presidente da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (Abiogás),

Durante a solenidade, Cícero Bley Junior fez um balanço sobre as ações e parcerias desempenhadas pelo Centro em vários estados brasileiros visando a disseminação das tecnologias relacionadas ao biogás: 

“Um ano de aniversário, um primeiro ano de operações reais do CIBiogás com CNPJ, com atuação com empresa para fins específicos, composta em seu Conselho Diretor por um grupo de empresas altamente significativo e com resultados surpreendentes, já com horizonte de projetos na ordem de R$85 milhões em um ano. Estamos em vários lugares, atuando em Santa Catarina com a Eletrosul, com a Chesf em Pernambuco, com a Copel no estado do Paraná, com a Compagás no estado do Paraná, que lida com a questão do gás e é responsável por todo este conjunto da política do gás, que é uma política nova... enfim o CIBiogás comemora um ano com um vigor muito grande”. 

Rodrigo Regis de Almeida Galvão, o novo diretor-presidente do CIBiogás-ER, tem formação e mestrado na área da Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialização em Gestão da Inovação Empresarial pela Universidad Politécnica de Valencia. 

Até então ocupava o cargo de gerente de negócios do Centro e durante a sua carreira profissional atuou em diversos projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para o setor elétrico e privado - quando ocupou o cargo de diretor de projetos especiais da EcoEnergia – e foi assessor de P&D na Fundação Parque Tecnológico Itaipu. 

De acordo com o novo diretor-presidente, a expectativa é consolidar a expansão de projetos desenvolvidos não apenas no Brasil, como na América Latina e África. Ele também destacou o alto volume de recursos captados pelo CIBiogás-ER desde que foi constituído: 

“A expectativa é a gente consolidar as ações e as prospecções que foram feitas, continuar a consolidação dos projetos que estão sendo feitos no Oeste do Paraná, e agora sem dúvida solidificar estas ações que a gente está fazendo no Nordeste, no Norte e também na América Latina e na África. O CIBiogás tem um resultado fantástico para uma instituição que tem um ano de vida, se você hoje for pegar todo o investimento que foi feito nos convênios da Itaipu e comparar com os resultados alcançados (ativos e  intangíveis) e se a gente for pegar apenas os ativos e intangíveis de projetos que estão aprovados para serem executados nestes próximos três anos, você observa que cada milhão colocado de Itaipu a gente captou em média anual um milhão de projetos captados com outras fontes".
Durante a assembleia foi firmada ainda uma carta de intenções com o objetivo de estabelecer uma cooperação envolvendo transferência de conhecimento e tecnologias sobre produção e uso do biogás, construir capacidades sobre energias renováveis, bem como replicar as ações do CIBiogás-ER no Estado de Alagoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v