Pular para o conteúdo principal

O que orienta uma empresa: um propósito ou sua necessidade? - Um casedo CIBiogás para reflexão

O que é ter sucesso? Para Ralph Waldo é "... saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu". Hoje as empresas modernas de sucesso estão em transição de conscientização de um sistema egossistêmico para o ecossistêmico que leva em consideração o bem-estar de todos com o foco no ecológico, cultural e, sobretudo, no social.  "Viver em necessidade não é uma necessidade" já dizia Epicuro 341 a.c. e continua: "a necessidade, que alguns apresentam como senhora absoluta, não existe. Algumas coisas são fortuitas e outras dependem da nossa vontade de mudar". 

Foto da Assinatura do Acordo de Cooperação
Dentro desse "espírito" o CIBiogás se posiciona no mercado como uma empresa com um propósito de mudar a realidade da sociedade nos projetos onde atua e com quem atua. Dentre vários cases da nossa empresa, hoje, quero vos apresentar um caso emocionante.

Fruto das participações e compromissos do CIBiogás na Semana de Bioenergia do GBEP (Global Bioienergy Partnership) e da parceria com o Ministério de Relações Exteriores do Brasil chegou no dia 13 de março em Foz do Iguaçu um representante do Grupo de Saneamento de Bilibiza, Bachir Afonso que vive no Parque Nacional das Quirimbas, em Moçambique com a missão de encontrar no biogás a solução para reverter o quadro energético de onde vive, uma vez que cerca de 95% dos habitantes ainda não têm acesso às energias térmica e elétrica. “Isso nos incomoda muito, porque sabemos que assim, sem energia, nunca vamos conseguir melhorar a nossa vida”, desabafa. Ainda relatou que além da população não ter acesso a saneamento básico, onde muitas casas não possuem privadas, ainda é usado lenha para cozinhar, o que a afeta não só na qualidade do ar nas casas, mas para se conseguir a  lenha é necessário sair da aldeia ficando vulnerável aos ataques de animais selvagens.


Durante o período em que permaneceu em Foz do Iguaçu, Bachir teve 160 horas de aulas teóricas e práticas, ministradas por técnicos e engenheiros do CIBiogás-ER. O objetivo principal era torná-lo suficientemente capaz de desenvolver e replicar projetos de biogás em Moçambique. “Hoje me sinto preparado para replicar o que aprendi em minha comunidade”, disse em abril de 2015.



Para ele o biogás é a solução perfeita, pois além de gerar energia elétrica e o gás de cozinha para o preparo de alimentos, o uso de resíduos de pescados, dejetos e o esgoto para a geração do biogás permitirá sanar outros grandes problemas, como a redução de odores e a infestação de insetos e roedores causadores de doenças como a cólera e a malária. “Eu acredito que o biogás é a solução porque é uma energia limpa e ambientalmente amigável" , ressaltava em matéria vinculada no PTI no final de abril. Com isso ele saiu com uma missão, construir um pequeno biodigestor em sua própria aldeia para que possa, de forma prática, demonstrar que é possível ter o biogás como fonte de energia na área rural e resolver os problemas de carência energética. “Este biodigestor servirá como demonstração para outras comunidades. Tenho 6 mil pessoas que trabalham diretamente comigo. Eu os convidarei a irem até a minha aldeia para conhecerem a iniciativa e assim replicarem este conhecimento para toda a província”, afirmou.

O objetivo é desenvolver tecnologias de baixo custo com os materiais que eles têm disponíveis para assim produzir biogás e fazer suas aplicações energéticas, além da produção de biofertilizante. 


E o Bachir cumpriu a missão e está em sua aldeia produzindo biogás e aplicando energia térmica na cocção de alimentos, eliminando o uso da lenha e melhorando a qualidade de vida. Abaixo fotos dos resultados dele em Moçambique   




Fotos do biodigestor construído



Fotos do fogão a biogás
Fotos dos resultados do uso Biofertilizante na Aldeia

Estes resultados são frutos de um trabalho de uma equipe fantástica do CIBiogás liderado pelo Marcelo e, sobretudo, também devemos agradecer ao Bachir que é um líder nato, onde o seu trabalho é de doação total para o bem de sua Comunidade. O mundo precisa de pessoas como vocês.   

Por fim, faço uma reflexão: Que não é a necessidade a criadora e propulsora do mundo, como defendia Demócrito. Não precisamos viver da necessidade. O trabalho não pode ser a satisfação de uma necessidade, mas um meio de transformar a realidade. O trabalho não pode ser imposto, mas, sim, prazeroso. Trabalhar com foco no bem comum os resultados virão,  e entender e comungar desse propósito irá transformar nossa empresa a ser um ator ativo na construção da história de uma nova sociedade. Portanto, o que deve propulsionar uma empresa é ter um PROPÓSITO e não uma necessidade.

Agradeço a todos que trabalharam nesse projeto!

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v