Pular para o conteúdo principal

Embarcando na onda verde, a Philips diz "haja LED"

Fonte: Reuters - 08.02.2010

Estados Unidos - Com mais de um século de existência, a Philips está mais uma vez apostando pesado em semicondutores. Desta vez, a firma de eletrônicos está tentando focar em seu potencial como fonte de luz. A produtora de uma em quatro lâmpadas no mundo, que vendeu seus negócios em semicondutores em 2006 depois de ser atingido por concorrentes asiáticos, investiu mais de quatro bilhões de euros para embarcar na onda de tecnologia limpa e defender sua posição na liderança mundial. A companhia está apostando no mercado da iluminação, longe das lâmpadas incandescentes e em direção aos diodos emissores de luz, ou Leds - talvez mais conhecidos por seu uso em luzinhas de controles remotos e outros eletrônicos.

Entre as vantagens do Led, estão a longa vida útil, a eficiência energética e o fato de que não contêm mercúrio, como as lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs), que quando começaram a ser comercializadas nos anos 1980 foram a primeira alternativa às lâmpadas convencionais. A Philips estima que os Leds tenham representado de 6% a 8% dos 45 ou 50 bilhões de euros em vendas no ano de 2009. A companhia, que vendeu 6,5 bilhões de euros no ano com iluminação, espera que o mercado global de lâmpadas cresça para mais de 80 bilhões de euros até 2015. A União Europeia - que estão tirando do mercado as lâmpadas incandescentes antigas até um total banimento em 2012 - vê os Leds como passo crucial para redução das emissões de dióxido de carbono, porque consomem 80% menos energia e duram muito mais.

Cerca de 16 bilhões de instalações de iluminação convencional precisam ser substituídas em todo o mundo nas próximas décadas pelas luzes Led. Pesquisadores da iSuppli esperam que o mercado de Led continue a crescer apesar da crise econômica, estimando que em 2013 as vendas dos Leds no mundo cheguem a cerca de 15 bilhões de dólares. Os analistas também previnem que a competição no mercado será brutal. Os principais rivais da Philips no setor são a Osram, da Siemens, a General Electric, a Sharp, a Samsung e a Cree.

Um Led de qualidade que oferece luz confortável é muito cara. Atualmente custa cerca de 46 dólares para iluminação de mil lúmens - medição de intensidade de luz -, enquanto outros modelos, mais "frios", custam 25 dólares. Até 2015, o custo de lâmpadas Led "confortáveis" deve cair para 4 dólares por mil lúmens, contra 2 dólares dos modelos "frios", de acordo com estimativas do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Produzir globos incandescentes atualmente custa 0,29 dólar por mil lúmens. Estima-se que o custo de produção de Leds caia abaixo do das LFCs por volta de 2013, mas ainda estarão acima de uma incandescente.

Comentários

  1. Estou importando diretamente do Japão vários últimos modelos de lâmpadas LED da Sharp E26 (considerado um dos melhores e mais confiáveis do mundo) para uso domestico/comercial, inclusive modelos dimerizáveis e com controle remoto. Quer se interessar em conhecê-los melhor pode me contatar: jath@uol.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v