Pular para o conteúdo principal

17 dicas para economizar energia elétrica em casa

Fonte: Expresso MT - 30.12.2010
Brasil - Pequenas mudanças podem ser feitas na iluminação, no banheiro, na cozinha e no uso de aparelhos elétricos para economizar energia elétrica em casa. Veja dicas de como economizar energia na sua casa. Utilizar cores claras nas paredes internas e no teto maximiza a luz existente no ambiente. A iluminação deve ser feita de acordo com o tamanho e finalidade do ambiente. Assim, uma sala de televisão não precisa de lâmpadas fortes e em grande quantidade, ao contrário de uma sala de estudos, por exemplo. A iluminação natural deve ser aproveitada ao máximo, por isso deixe as cortinas abertas durante o dia. Se a casa estiver em fase de construção, tente deixar as janelas posicionadas nos lados que recebem mais sol do terreno. Use lâmpadas fluorescentes ou de LED.

No verão, use a menor potência possível do chuveiro. Pense na instalação de sistemas de aquecimento de água por energia solar. Eles já estão mais acessíveis e necessitam de pouca manutenção. Essa ação é ainda mais fácil em casas em construção. No site da Ong Socidade do Sol você pode fazer o download de como fazer um sistema de aquecimento sozinho. Evite banhos longos.

Em geladeiras sem o sistema frost-free, o desgelo deve ser feito periodicamente, pois melhora a eficiência do aparelho. Evite colocar alimentos que ainda estejam quentes no refrigerador. A geladeira não deve ser posicionada próxima a lugares quentes, como fogões ou janelas. Evite deixar a porta aberta por períodos mais longos e abra o menos possível. Não utilize a parte de trás para secar roupas. Confira a vedação da porta. O teste é simples: posicione uma folha de papel entre a porta e a geladeira e feche. Se a folha for facilmente retirada, é necessário trocar as borrachas de vedação. Quando for comprar um aparelho novo, escolha os modelos com melhor eficiência energética. Esses dados são fornecidos em uma etiqueta fixada no próprio aparelho.

Não deixe aparelhos eletrônicos ligados na tomada quando não estão em uso. Eles continuam gastando energia. O mesmo vale para transformadores. Deixe acumular roupas limpas para passar e faça isso uma única vez. Assim, o calor do ferro de passar é melhor utilizado. Além disso, pendurar as roupas no varal de maneira correta e alisar antes de passar podem economizar tempo e energia na hora de passar roupa. Acumular produtos vale também para as máquinas de lavar roupa e louça, que sempre devem ser usadas na capacidade máxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v