Pular para o conteúdo principal

Como utilizar a energia racionalmente

Fonte: La Nación - 30.12.2010
Argentina - No verão, os principais responsáveis pelo consumo de eletricidade são os aparelhos de ar condicionado. De acordo com o diretor da Fundação para o Desenvolvimento Elétrico(Fundelec), Oscar Dores, "45 minutos de ar condicionado equivalem a 12 horas de funcionamento de uma geladeira com congelador, e a 50 horas de uma lâmpada de baixo consumo". Diante da onda de calor e do pico de consumo de energia, o site LaNacion.com consultou especialistas sobre como economizar energia sem perder o conforto residencial. Nos últimos dias, o consumo de energia elétrica registrou um novo recorde histórico nacional de verão, quando a demanda alcançou os 19.539 MW. Isto coincide com as temperaturas máximas, que rondam os 37ºC, registrando aumento de quatro graus em relação à temperatura de dezembro do ano passado. "Estamos passando por uma crise, que envolve o alto consumo e a escassez energética. Por isso a economia de energia é a chave", explicou a presidente do Centro de Educação ao Consumidor, Susana Andrada.

Ligar o aparelho de ar condicionado apenas quando se está em casa, ajustá-lo em 24ºC, ativar a função "Sleep" para reduzir o funcionamento ininterrupto do aparelho, desligá-lo quando a casa estiver fresca e comprar o equipamento adequado ao espaço em que será utilizado são conselhos tanto de Dores quanto de Andrada. "Uma casa sem ar condicionado gasta 500 kW, e em uma com ar (condicionado) o gasto aumenta 80%. Mas, mesmo usando esses equipamentos, é possível economizar 30%, se forem utilizados de forma espaçada", disse Dores. Andrada acrescenta o uso de "Lâmpadas de baixo consumo, a preferência por ventiladores e a economia no uso de eletrodomésticos". Além disso, o uso dos aparelhos eletrodomésticos no horário de pico, das 15h às 17h, é desaconselhável. Por isso, as roupas devem ser lavadas e passadas na parte da manhã.

"A Fundelec propõe manter o conforto oferecido pela tecnologia, mas a partir de um uso racional da energia. Nós dizemos que não temos o direito de usar a energia que nossos filhos vão precisar, já que é um bem escasso", disse Dores. Na hora de comprar um aparelho de ar condicionado, opte por um modelo adequado ao espaço em que será utilizado. Especialistas da área de climatização aconselham a realizar um cálculo estimativo de refrigeração necessária por ambiente. Deve-se multiplicar o volume do ambiente (altura x comprimento x largura) por 55, que é o coeficiente padrão para ambientes de temperatura média.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v