Pular para o conteúdo principal

Como economizar na conta de energia elétrica

Fonte: Extra - 08.01.2011
Brasil - A vida moderna tornou-se rodeada de aparelhos elétricos, que se ao mesmo tempo facilitam o nosso dia a dia, podem representar conta de luz mais cara. Para que essas facilidades não se tornem verdadeiras vilãs, vale a pena ficar atento às dicas, que podem não apenas evitar mais gastos, mas também criar hábitos de consumo econômico. No dia do pagamento da conta, com certeza, seu bolso vai "agradecer".

De acordo com o gerente da Divisão de Eficiência Energética da Eletrobras, Emerson Salvador, estudos feitos pela empresa, em parceria com o Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ), em 2007, o consumo eficiente - hábitos para evitar desperdícios aliados ao uso de aparelhos com o selo do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) - pode representar uma economia de 14 % no bolso do consumidor no fim do mês.

Desta forma, como orienta o Procel, há várias formas de economizar. Um dos primeiros passos é na hora da compra de aparelhos: opte por eletrodomésticos, eletroeletrônicos ou lâmpadas com o Selo Procel. Isso siginifca que eles passaram por avaliação e têm consumo eficiente certificado. No site da Eletrobras Furnas há um simulador, tomando como o exemplo a vida de uma família em uma casa. Ele gera um resultado com a estimativa dos gastos com a energia elétrica em kWh e em reais. Então, atenção!

Ao viajar, desligue a chave-geral. Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins. Use fios de bitola adequada. Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.

Onde reclamar

Os consumidores que tiverem problemas em relação ao consumo e conta de energia elétrica devem procurar a concessionária responsável pelo serviço em sua cidade. Caso haja dificuldades para a solução do problema, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) coloca à disposição o telefone 167.

Ar condicionado

O ar condicionado é um dos principais responsáveis pelo consumo de energia nas residências. Segundo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel, da Eletrobras, um aparelho de 7.500 BTUs pode representar, no mínimo, 20,4% dos gastos na conta. No verão, o aparelho chega a representar um terço do consumo de energia da casa. Opte por aparelho de acordo com o tamanho do ambiente. Evite o frio excessivo, regulando o termostato. Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado. Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação. Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando.

Geladeiras e freezers

Se você é daqueles que costuma abrir a porta da geladeira e ficar alguns minutos com ela aberta pensando no que pegar para comer ou beber, está na hora de mudar os seus conceitos, pois este hábito, além de representar desperdício, vai refletir numa conta mais cara no fim do mês. Já em relação ao freezer, o aparelho aparece como o grande consumidor de energia elétrica de uma casa (34,5%, mesmo com hábitos econômicos e aparelho com selo de eficiência energética), embora dados de pesquisas mostrem a queda em seu uso nas residências. Confira as dicas do Procel.

Instale o aparelho em local bem ventilado, longe do fogão, aquecedores e áreas expostas ao sol. Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado. Mantenha em perfeito estado a borracha de vedação da porta. Arrume os alimentos de forma a perder menos tempo para encontrá-los e deixe espaço entre eles para o ar poder circular. Não guarde alimentos e líquidos quentes, nem em recipientes sem tampa. Não forre as prateleiras da geladeira. Isto dificulta a circulação de ar. Faça o degelo periodicamente para evitar que se forme camada de gelo. No inverno, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Regule o termostato. Não use as serpentinas de trás do aparelho para secar panos de prato e roupas. Caso vá se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie a geladeira e/ou freezer e desligue-os da tomada.

Lâmpadas

Um dos segredos para a sua conta de energia não causar sustos no fim do mês é ter hábitos de consumo consciente de energia. Evite acender lâmpadas durante o dia, aproveitando a luz do sol, abrindo janelas, cortinas e persianas. Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados. Use iluminação dirigida (spots) para leitura, trabalhos manuais etc. para ter mais conforto e economia. Pinte teto e paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial. Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou circulares na área da cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de quatro horas por dia. Uma lâmpada fluorescente de 40 watts ilumina mais que uma incandescente de 150 watts. E dura dez vezes mais. Nos corredores externos, use sensores de presença que se acenderão somente quando houver cirulação de pessoas. A lâmpada fluorescente pode economizar até 80% de energia comparada com a lâmpada comum.

Televisão

Item que ocupa, a cada dia, mais os cômodos da casa, cada aparelho televisão com o selo de eficiência energética não representa tanto consumo em relação a outros eletroeletrônicos. Mas fique atento. Por exemplo, há diferença de consumo de energia entre TVs de Plasma e LCD. De acordo com o Procel, a alteração está relacionada ao tamanho do aparelho. Quanto maior a TV, maior o consumo de energia. Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer. Telas de LCD (Liquid Crystal Display) consomem menos energia que as de Plasma. Nunca desligue a TV somente usando o controle remoto. Desligue-a também na tomada. Desligada pelo controle, a TV fica em stand by, ou seja, consumindo energia.

Ferro elétrico

O ferro elétrico também é apontado como um dos inimigos quando o assunto é conta de energia elétrica. Confira as dicas para economizar do Procel. Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede elétrica. Junte, sempre, a maior quantidade de roupa possível e passe todas de uma vez. Regule a temperatura, no caso dos ferros automáticos. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

Chuveiro elétrico

Trata-se de outro eletrodoméstico que tem bastante peso na conta de luz. Para se ter uma ideia, de acordo o Procel, um chuveiro elétrico ligado na chave verão pode significar, em média, numa casa com cinco pessoas, consumo de 75 kWh por mês. Nos dias mais quentes, representa 18%, enquanto nos dias mais frios, o consumo pode pular para 39,8%. Por isso, confira as dicas para não levar susto no fim do mês com a conta a pagar. Evite seu uso no horário de maior consumo de energia, ou seja, o horário de pico (18h às 21h), pois o equipamento consome mais energia nesse período. Procure reduzir o tempo do banho. Use resistências originais, verificando a potência e a voltagem corretas do aparelho. Jamais faça emendas ou adaptações, pois eles aumentam o consumo de energia e causam danos à instalação e ao chuveiro.

Máquina de lavar roupa

Economize energia elétrica, assim como água, lavando de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante. Use a dose certa de sabão especificada no manual, para evitar repetir operações de enxágue. Mantenha o filtro sempre limpo.

Computadores

Confira as dicas do Procel para usar da melhor forma o seu computador em casa e, assim, economizar.
Mantenha acionado o Programa Energy Star®, utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não estiver sendo utilizado por muito tempo. Acesse este recurso clicando em: Meu Computador/ Painel de Controle/ Vídeo. Quando não estiver usando o computador, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada. Notebooks consomem menos energia. Usar o notebook três horas por dia, durante um mês, consome 6,75 kWh. No caso de desktops, há fabricantes de chips que oferecem opções para baixo consumo de energia e a reciclagem. O Processador também pode colaborar no processo. Por isso, escolha um que forneça o máximo nível de eficiência de energia. Um computador ligado durante uma hora/dia representa consumo 5 kWh/mês. No decorrer de um ano, a economia ao desligar o computador durante esta hora será de 60 kWh. O consumo de um PC com impressora e estabilizador, durante uma hora por dia, em um mês, é de 3,6 kWh. Não deixe os acessórios (impressora, estabilizador, etc) do computador ligados sem necessidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v