Pular para o conteúdo principal

Como funciona a ITAIPU BINACIONAL?

Rodrigo Regis
Assessor de P&D da Fundação ITAIPU
Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia de Sistemas

Construída entre 1975 e 1984, ITAIPU é a maior usina hidrelétrica do mundo em termos de geração de energia (em alguns anos vai ser superada por uma  usina  da China, mas por enquanto ainda sustenta o posto). A  usina  é binacional e foi construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, bem na fronteira entre os dois países.


ITAIPU gera 14 mil MW, o suficiente para suprir 19,3% da demanda total do Brasil e 87,3% da demanda do Paraguai. A  usina  segue o princípio básico de funcionamento de uma hidrelétrica que é usar a força de uma queda de água para gerar energia elétrica. Mas ITAIPU tem algumas especificidades decorrentes de seu grande tamanho. 

Confira:



QUATRO BARRAGENS SOMADAS

A usina possui uma barragem de terra, uma de enrocamento (mistura de terra e concreto) e duas de concreto. Veja no mapa abaixo:


20 UNIDADES GERADORAS
É como se o lugar abrigasse 20 usinas diferentes. Metade da produção é destinada para o Brasil, na frequência da rede elétrica brasileira: 60 Hz. A outra metade pertence ao Paraguai e produz na frequência deles, 50 Hz. Mas o Brasil compra a produção de oito das dez unidades geradoras dos paraguaios.

A energia é gerada a 50 Hz, transmitida assim até Ibiúna, onde é reconvertida para 60 Hz. Os dois sistemas operam de forma independente, mas são interligados. Um problema no Brasil desliga as unidades geradoras paraguaias e vice-versa.

ITAIPU NÃO É UMA USINA TÍPICA
A represa enche e esvazia mais rápido que outras. Para dar vazão ao acúmulo do período de chuva, grandes vertedouros fazem a água correr como cascatas até voltar ao rio Paraná. Ao final da queda, elas são lançadas para uma posição superior para cair com menos impacto no leito do rio e diminuir a erosão.

ITAIPU EM NÚMEROS
- 40 mil pessoas trabalharam na construção de ITAIPU, que durou 9 anos
- A barragem principal da usina binacional tem 196 metros de altura
- A água do rio Paraná que alimenta a usina vem de 6 estados brasileiros, mais o Distrito Federal
- O reservatório de água tem 1350 km² de área inundada
- Os vertedouros de água excedente têm 483 m de comprimento e 43,7 m de altura máxima

A MISSÃO da ITAIPU BINACIONAL

Em 2003 a ITAIPU ampliou a sua missão que era somente voltada para geração de energia para:

"Gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental,impulsionando o desenvolvimento econômicoturístico e tecnológico,sustentável, no Brasil e no Paraguai."

Com isso nasceu o PARQUE TECNOLÓFGICO ITAIPU (PTI) gerido pela FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU (FPTI) localizado no antigo dormitório dos barrageiros. Hoje, a FPTI é a responsável em executar parte da missão da ITAIPU. Sendo, hoje, um dos grandes responsável no desenvolvimento regional. Abaixo foto do PTI.




VÍDEO INSTITUCIONAL DA ITAIPU BINACIONAL
NOVA GERAÇÃO


                                               VÍDEO INSTITUCIONAL do PTI



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v