Pular para o conteúdo principal

A descoberta do efeito Fotovoltaico. Edmond Becquerel o "Pai" da energia fotovoltaica.


A descoberta da energia solar fotovoltaica teve seu início em 1839 com Edmond Becquerel que obervou que a incidência de luz em um dos eletrodos de uma célula eletrolítica originava uma tensão e corrente e chamou ao fenômeno efeito fotovoltaico.


Quem Foi Edmond Becquerel?
(fonte Wikipédia)
Nascido e morto em Paris, autor da primeira fotografia do espectro solar, de importantes estudos em óptica, magnetismo e espectroscopia e descobridor do paramagnetismo do oxigênio líquido. Membro de uma famosa família de cientistas franceses, era o segundo filho do físico Antoine César Becquerel (1788-1878), e irmão do primogênito e médico Louis Alfred Becquerel (1814-1862) e pai de Antoine Henri Becquerel (1852-1908). Formado naÉcole Polytechnique, inicialmente colaborou com seu pai em pesquisas nas áreas de magnetismo, ótica e electricidade, tornando-se seu sucessor (1878) como professor de física no Muséum d'Histoire Naturelle, em Paris, e seguido por seu filho. Particularmente interessado em luz, fotoquímica e fosforescência, inventou a fosforoscopia.
Membro da Académie des Sciences (1863), publicou vários livros, entre eles Des causes d'altération des métaux (1864) e La Lumière, ses causes et ses effets (1867-1868) além de vários outros livros em parceria com o seu pai, como Eléments de physique terrestre et de météorologie (1847), Traité d'électricité et de magnétisme et de leurs applications aux sciences physiques, aux arts, à l'industrie, tomo 1: Électricité, principes généraux (1855), tomo 2: Électrochimie (1855) e tomo 3: Magnétisme et électromagnétisme (1856), Résumé de l'histoire de l'électricité et du magnétisme, et des applications de ces sciences à la chimie, aux sciences naturelles et aux arts (1858), e Des forces physico-chimiques et de leur intervention dans la production des phénomènes naturels (1875).
E claro é o pai de Henri Becquerel que foi premio Nobel.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v