Pular para o conteúdo principal

Perspectivas das redes elétricas inteligentes no mercado Brasileiro.



Rodrigo Regis
* Assessor de P&D da Fundação ITAIPU.
* Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia de Sistemas
* Consultor de Empresas em Projetos de Inovação para o Setor Elétrico

O objetivo das redes elétricas inteligentes (REI) é bastante amplo e precisamos entender dentro do mercado de energia, quais são as demandas e quem são os interessados. O nome “Smart Grids” acabou virando um marketing e seu conceito é bastante amplo, por isso é preciso delimitar bem os segmentos que iremos atuar quando tratamos do assunto. Não podemos dizer que a nosso Sistema Interligado Nacional não possui inteligência, logo temos, sim, já uma rede inteligente. Todavia, o que precisamos desenvolver mais? O que é de fato um REI?
Pois bem, o objetivo da rede elétrica inteligente é prover a rede com um sistema tecnológico que permita o consumidor final fazer a escolha sobre como e quando usar a energia de forma mais eficiente. Também, é objetivo das REI melhorar a operabilidade do sistema elétrico, aprimorar qualidade de energia, reduzir as perdas técnicas e comerciais, viabilizar a integração de fontes alternativas de energia a rede de distribuição, integrar sistemas de armazenamento de energia inteligente, fazer previsão de falhas do sistemas, prover através de sistemas computacionais as curvas de demanda e, assim, auxiliar na comercialização de energia e viabilizar o crescimento da geração distribuída e o mercado livre de energia. Enfim, as REI provem através da automação, telecomunicações e TI na rede, a integração total entre a geração e os consumidores finais. Portanto, precisamos entender quais as demandas deste vasto mercado e quais segmentos atuar.
Podemos identificar de maneira macro 3 mercados, são eles: as Distribuidoras de Energia, a Geração  Distribuída e a Eficiência Energética. E o que torna esse mercado complexo é o fato que os objetivos de cada um desses segmentos, muitas vezes, possuem interesses conflitantes. Portanto, é importante, dentro do grande mercado de REI identificar o que interessa a cada segmento.
Atualmente, no Brasil a infraestrutura de geração, transmissão e distribuição vem sofrendo com as perdas comerciais e técnicas de energia devida obsolescência da rede. De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), as perdas comerciais contabilizam em 8,7% da energia produzida internamente, o que equivale a toda a energia produzida na Planta de Santo Antônio. O plano de expansão de Energia faz uma previsão de um amento de demanda de 54% entre os anos de 2010 e 2019. Com um benefício adicional, a implementação do Programa de Eficiência Energética e o incentivo a geração distribuída associada a redes elétricas inteligentes podem melhorar a utilização da capacidade instalada e adiar a necessidade de investimentos na expansão o Sistema Elétrico Brasileiro.
Além disso, o desenvolvimento das Redes Elétricas Inteligentes no Brasil pode definir um novo marco para a indústria elétrica e pode tornar o mercado mais dinâmico de energia através de novas formas de ações dos agentes do mercado, que inclui a oportunidade para os usuários para operar tanto como produtores e consumidores de energia.
Do ponto de vista comercial este fato contribui para a expansão do mercado livre e enfatiza a adaptação dos mecanismos de mercado na oferta e procura incentivando a participação eficaz de pequenos agentes – consumidores e produtores.

Comentários

  1. Realmente essa matéria é muito interessante! Parabéns ao autor! Abraços, Gustavo/RS.

    http://cursosprofissionalizantesonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Gustavo,

      obrigado pelo elogio!
      Não conseguir entrar no seu blog.

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v