Pular para o conteúdo principal

O que é BIOELETRICIDADE ? Entenda esse novo conceito

Rodrigo Regis
Assessor de P&D  Fundação ITAIPU


O que é?
A bioeletricidade é uma energia limpa e renovável feita a partir da biomassa de subprodutos da cana-de-açúcar (bagaço e palha) para produção de etanol. Essas duas fontes de energia transformaram a cana na melhor cultura para a produção de combustíveis e eletricidade de baixo carbono. No Brasil, 80% da bioeletricidade vem dos canaviais, os outros 20% de restos de madeira, carvão vegetal, casca de arroz e capim elefante.
Potencial de mercado da bioeletricidade para a rede elétrica - Brasil (2010-2021)

Durante o processo de fabricação do etanol, cada tonelada de cana-de-açúcar gera, em média, 250kg de bagaço e 200kg de palhas e pontas, que garantem a energia elétrica suficiente para abastecer as usinas durante o período da safra. Nos anos 80, a geração de bioeletricidade foi tão grande que permitiu que o excedente fosse repassado para o sistema elétrico brasileiro.

Hoje, menos de 30% das usinas de cana estão conectadas à rede elétrica como geradoras de energia. Para ter uma ideia do nosso potencial, em 2020, a bioeletricidade produzida será equivalente à energia gerada por três usinas de Belo Monte. A boa notícia é que essa produção é sem desperdício e sem emissões de gases de efeito estufa.

Embora a população não possa optar por usar exclusivamente a bioeletricidade, ela pode ser comprada pelas grandes distribuidoras em leilões feitos pelo Governo Federal. As distribuidoras fornecem esse tipo de energia para milhões de pessoas em todo país desde 2005. Em 2010, mais de 2% da energia elétrica consumida no Brasil foi bioeletricidade.

Comentários

  1. Prezados,

    para quem gostou desse post, existem mais 3 post detalhando melhor o tema Bioeletricidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v