Pular para o conteúdo principal

Economizar energia elétrica é obrigação para sempre

Fonte: Jornal do Commercio - RJ - 11.09.2009

Brasil - Em 2001, o Brasil passou por um apagão de energia elétrica que, por um lado, trouxe vários problemas para pessoas e empresas e, por outro, serviu para nos conscientizar a respeito da necessidade de economizar.

Em casa e nos escritórios, trocamos lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que chegam a ser 80% mais econômicas, e os fabricantes de geladeiras e eletrodomésticos em geral, chuveiros e motores os mais diversos procuraram produzir modelos mais econômicos.

Passados quase 10 anos, vemos que, para alguns, as lições se mostraram mais eficazes do que para outros. Há ainda muita gente que não se preocupa em apagar as luzes quando desnecessárias, deixa o chuveiro aberto o tempo todo do banho, usa aparelhos que consomem mais energia, etc.

O pior é a falta de conhecimento e de consciência da relação entre o custo para se gerar energia elétrica e o meio ambiente, além da enorme quantidade de falhas na produção, distribuição e consumo.

Economia sem fim

Como a demanda por energia elétrica não pára de crescer e para gerá-la paga-se um alto custo ambiental, a busca da economia não pode parar nunca. Deve ser não só um objetivo de todos, pessoas e empresas, como ser perseguida desde a produção até o consumo final.

No consumo, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), da Eletrobrás deram um grande passo com o Selo Procel de Economia de Energia, que foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993.

O objetivo do Selo Procel é orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, proporcionando assim economia na sua conta de energia elétrica. Também estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente.

O governo tem incentivado inclusive as pessoas que têm aparelhos muito antigos em casa a trocá-los por mais econômicos: "Gestos como esses tomados isoladamente podem parecer insignificantes, mas influem decisivamente nas macrocondições ecológicas e socioeconômicas. "O governo não terá necessidade de fazer uma usina de 600 megawatts porque vai haver menor consumo de energia", afirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ao anunciar, em fevereiro passado, o programa nacional para substituição de 10 milhões de geladeiras antigas, que gastam muito e ainda utilizam gases CFC em seu funcionamento".

Mudar hábitos e tendências

O Ethos também alerta: "Outro fator que aumenta o gasto com eletricidade é a ausência de boa ventilação e iluminação naturais. Somente agora o conceito de ecoconstrução ou bioconstrução está ganhando força e esses aspectos começam a ser priorizados. Quem vive ou trabalha em casas e prédios tradicionais pode buscar adaptações, como usar telhas transparentes, ampliar janelas ou abrir mão de algumas paredes para melhorar a eficiência do espaço nesses quesitos".

O Ethos também chama a atenção para nossos hábitos e tendências: "Faz sentido, por exemplo, a profusão de televisores de tela plana que vemos tomando conta das cidades? Há televisores nas padarias, mercados, shoppings, cinemas e restaurantes funcionando o tempo todo, mesmo que ninguém esteja olhando para eles. Dentro de casa, ter aparelhos ligados também já virou rotina. O silêncio parece incomodar e o gesto de acionar um rádio, uma TV ou o computador é feito, muita vezes, de forma automática, sem nos darmos conta dele".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v