Pular para o conteúdo principal

Procel Educação revisa metodologia para potencializar resultados


Além de cumprir metas do Plano Nacional de Energia 2030, novas diretrizes buscam trabalhar mudança de comportamento em relação ao consumo de energia elétrica no país

Carolina Medeiros, para o Procel Info

Com o objetivo de potencializar os resultados do programa e implementar uma ação educacional efetiva e permanente na área de Educação e Eficiência Energética, o Procel Educação está revendo sua metodologia. Esse novo modelo também é necessário para ajudar a cumprir a meta estabelecida no Plano Nacional de Energia, segundo o qual o Procel deverá atingir o equivalente a 10% do consumo nacional de eletricidade em 2030 em termos de energia economizada.

"Por isso, estão sendo traçadas novas diretrizes, incluindo uma avaliação fidedigna da contribuição do trabalho para a redução do consumo de energia no país, com a finalidade principal de promover uma mudança cultural do cidadão brasileiro, no sentido do uso responsável da energia", afirmou Luciana Lopes Batista, pedagoga da Divisão de Suporte ao Planejamento da Eletrobrás/Procel. Segundo ela, a partir dessas novas diretrizes está se desenhando um projeto que é constituído por três linhas de ação, complementares e integradas: Capacitação para Professores, Atividades Complementares nas Escolas e Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Avaliação de Impactos e Resultados.

"A avaliação dos resultados tem se mostrado um grande desafio a ser superado. É, reconhecidamente, difícil avaliar a relação entre atividades desenvolvidas e a incorporação e consolidação de valores, hábitos e atitudes, que se traduzem, em princípio, na redução do valor da conta de energia elétrica", comentou Luciana. O desenvolvimento de projetos de pesquisa e avaliação de impactos e resultados será apoiado pelo Centro de Educação em Eficiência Energética, que será implementado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), no campus Guaratinguetá (SP), com inauguração prevista para 2011. "As pesquisas e materiais desenvolvidos pelo Centro, em parceria com a Eletrobrás/Procel, visam o desenvolvimento de modelos de programas educacionais para eficiência energética, delineamentos culturais, avaliação do impacto cultural a longo prazo, avaliação do aproveitamento dos alunos e da perenidade do conteúdo difundido e avaliação da economia obtida", disse.

A capacitação de docentes será realizada por meio de um curso de educação em eficiência energética, que oferecerá aos professores da Educação Básica da rede pública uma formação continuada, com certificações de atualização, aperfeiçoamento e especialização, de acordo com as demandas e articulações com as Secretarias Estaduais e Municipais de cada região do país. O curso é sustentado pelo tema transversal Meio Ambiente, evidenciado pelos Parâmetros Curriculares do Ministério da Educação (MEC). "Os conteúdos desenvolvidos no curso possibilitarão aos professores relacionar os temas Energia, Meio Ambiente e Sociedade, visando transformações mais amplas no processo educativo", explicou Luciana.

Ela disse ainda que também será oferecida como estratégia das ações educativas em Eficiência Energética a metodologia Aprendizagem em Projetos (ABP), que é uma abordagem cuja premissa é a resolução de problemas reais para que os alunos desenvolvam atitudes, habilidades e competências que concretizarão uma aprendizagem significativa e permanente. Assim, é uma proposta orientada à integração entre os processos educativos e a realidade, não só envolvendo todas as disciplinas, em um enfoque interdisciplinar, mas englobando também a comunidade em torno da escola, buscando uma efetiva aprendizagem e uma mudança de comportamento em relação ao desperdício de energia. "Espera-se que a capacitação de docentes de todas as disciplinas e séries da Educação Básica incentive-os a implantar projetos de eficiência energética, possibilitando que o tema seja visto de forma permanente pelo aluno, ao longo de sua vida escolar, pois a compreensão dos problemas que envolvem as questões ambientais ocorre de modo crescente e contínuo, não se justificando a sua interrupção", comentou Luciana.


lém disso, segundo a pedagoga, serão realizadas atividades complementares que levam em consideração a escola como parte do ambiente, ou seja, são atividades integradas ao currículo, fazendo parte de um projeto educativo, executado com a participação de professores e alunos. "Esse projeto inclui um retrofit nas escolas, execução de projetos de eficiência energética pelos alunos, com análise de consumo das residências e substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e, ainda, a participação em feiras de ciências e premiações", contou.

Para o Ensino Técnico, está sendo articulada, com instituições de ensino, a inclusão do tema Eficiência Energética nos currículos. "Foi firmado um convênio com o Cefet/BA, visando a expansão para outras unidades, para a inserção do tema conservação de energia nas disciplinas existentes nesse nível de ensino, além de capacitações laboratoriais", contou.

No ensino Superior, a disciplina "Conservação e Uso Eficiente de Energia" foi introduzida em algumas das principais instituições, nos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, de Produção, dentre outros. A Universidade de São Paulo (USP), de acordo com Luciana, foi pioneira na oferta da disciplina e, atualmente, a disciplina está incorporada ao currículo de 12 universidades públicas, sendo que cada uma oferece 40 vagas por ano.

Já na Pós-Graduação, de acordo com Luciana, estão sendo buscadas parcerias com as principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), para o financiamento de pesquisas para eficiência energética.

Além do ensino formal, foram desenvolvidas também ações com a sociedade em geral: foram promovidas jornadas de sensibilização para associações, comunidade industrial e comercial, formando multiplicadores e gestores em combate ao desperdício de energia.

O Procel Educação já beneficiou, entre 1995 e 2007, cerca de 22.614 escolas, 166.100 professores e 20.285.532 alunos dos níveis fundamental e médio de ensino, com investimentos que chegaram, entre 2004 e 2008, a cerca de R$ 6,2 milhões.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v