Pular para o conteúdo principal

Lar doce lar eficiente energeticamente

Fonte: Daily News Tribune (artigo) - 28.08.2009

Estados Unidos - Provavelmente você não pensa muito ao acender uma lâmpada ou ligar um aparelho eletrônico na tomada, mas o consumo de energia residencial é, provavelmente, a sua maior fonte de emissões de dióxido de carbono. Embora o tema mudanças climáticas possa parecer assustador, reduzir a quantidade de energia que você utiliza em casa está ao seu alcance. John Abrams, CEO e presidente da South Mountain Company, uma firma de energia renovável e design de construção que constrói casas com materiais reciclados e recuperados, recomenda uma avaliação desempenhada por um profissional de conservação de energia, que fará bem mais efeito que as auditorias gratuitas oferecidas pelas companhias distribuidoras. Calafetar brechas na sua casa é uma forma fácil e efetiva de torná-la mais eficiente energeticamente. Uma técnica valiosa é despressurizar a casa para encontrar as áreas por onde há saída de ar. Um auditor que desempenha este trabalho pode sugerir reparos fáceis e alternativas mais complexas. "O dinheiro que você gasta para fazer isto terá retorno rápido", disse Abrams, que constrói casas com a meta de torná-las neutras energeticamente.

Uma mudança relativamente barata é comprar lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, os americanos economizaram, em 2007, 1,5 bilhão de dólares trocando suas lâmpadas por LFCs certificadas pelo Energy Star. A troca dessas lâmpadas também resultou na redução de emissões de gases do efeito estufa equivalente à retirada de dois milhões de carros das estradas anualmente. Um segredo para evitar o clarão branco de algumas LFCs e escolher iluminações que proporcionam uma luz mais confortável é comprar LFCs com baixa temperatura de cor (medida em kelvins). Busque LFCs com temperatura de até 3 mil kelvins. Procure também as novas lâmpadas com diodos emissores de luz (Leds, na sigla em inglês) eficientes energeticamente. As "cargas fantasmas" podem chegar a 20% ou 30% de seu consumo total de eletricidade. Esta é a energia consumida quando os aparelhos elétricos estão desligados, mas continuam conectados à tomada. Abrams sugeriu desligar as extensões de adaptadores quando os aparelhos não estiverem em uso. Outra medida efetiva é tirar carregadores da tomada quando não estiverem sendo usados.

Aproveitem qualquer reparo residencial e troca de eletrodoméstico para economizar energia. "Se sua casa precisa de uma nova parede ou telhado, este é o momento de instalar isolamento na casa", disse Abrams. "Se seu boiler está ruim, talvez seria melhor substituir ele por uma super eficiente bomba de calor a base de ar que funciona com eletricidade, e colocar um painel solar para supri-lo energeticamente". Há muitos subsídios e créditos disponíveis relacionados à eletricidade. Profissionais que instalam equipamentos que economizam energia podem te orientar sobre diversos programas para economizar dinheiro. Ao comprar novos aparelhos elétricos, leia os selos Energy Star para se beneficiar da máxima economia proveniente da eficiência energética. Comece aos poucos, ao invés de tentar mudar tudo de uma vez. Quando precisar substituir uma lâmpada, compre uma LFC ou faça uma auditoria de energia, ou combata as cargas fantasmas. Use menos seu ar condicionado e abra as janelas. Busque grandes e pequenas oportunidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v