Fonte: Apae - 25.01.2013
|
Rio de Janeiro - Aconteceu no dia 22 de Janeiro às 10h na sede da Cidade Inteligente Búzios a reunião para apresentar o projeto da Cidade Inteligente a Rede de Participantes do projeto. Na ocasião, estiveram presentes o coordenador técnico do projeto, Weuler Fernandes e a equipe técnica da Base de Cabo Frio, Fábio e Marcelo, onde foram apresentadas as ações que a Ampla desenvolve na região para minimizar a poluição salina na rede e as interrupções de energia elétrica.
O projeto Cidade Inteligente Búzios é o primeiro projeto na América Latina que prevê um novo modelo de gestão energética com base em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Será utilizada uma rede inteligente, que integrará tecnologias tradicionais com modernas soluções digitais para melhorar a flexibilidade da rede e a gestão das informações. E o cidadão vai estar no centro dessa transformação. Os principais benefícios do projeto para a cidade são: Uso de fontes renováveis, como energia eólica e solar; Tarifa diferenciada por horário de consumo com até 30% de economia; O cidadão vai poder gerar e vender energia; Prédios inteligentes com instalações adequadas ao novo modelo. Controle do consumo em tempo real por ambiente e por aparelho; Iluminação pública com lâmpadas de LED, mais econômicas e eficientes; Controle remoto da rede, com ajustes automáticos em tempo real; Maior eficiência energética para reduzir o impacto no meio ambiente; Incentivo ao consumo consciente e engajamento da população. E as oportunidades: Um projeto para o futuro onde todo mundo sai ganhando. Cidade Inteligente Búzios – uma proposta de valor para a cidade de Búzios, para o Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil. Coloca a região como referência mundial na demonstração de tecnologias limpas; Adere aos principais problemas da sociedade neste século; Insere o Brasil na vanguarda mundial como centro demonstrador de tecnologias de redes inteligentes; Gera conhecimento e capacidades de alto valor, de forma a impulsionar o desenvolvimento da indústria, além da ciência e tecnologia nacional; Permite adquirir experiência e desenvolver capacidades não existentes atualmente, o que vai demandar a necessidade de novas pesquisas; Posiciona competitivamente a indústria e o P&D nacional. |
Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.
Comentários
Postar um comentário