Pular para o conteúdo principal

A farsa do equilíbrio pessoal e profissional


 Qual o seu propósito de vida?

Por muito tempo escutei que o segredo da felicidade estava no equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Percebi que é um problema geral, é como todos estivessem “correndo atrás do rabo”, ou seja, independente de quanto se dediquem neste tema, no fundo, ainda existe um sentimento de que precisam ter mais tempo para cuidar dos filhos e praticar algum esporte ou hobby.

Como sou bem matemático, logo imaginei que o segredo seria equilibrar o tempo para cada atividade, por exemplo: 50% para uma coisa e 50% para outra. O problema é que por mais que eu me dedicava para o trabalho sempre tinha coisa para fazer na vida pessoal [e vice-versa]. Enfim, depois de refleti muito, foi que percebi que o erro não estava no tempo [ou equilíbrio temporal entre as atividades], mas, sim, no conceito de equilíbrio. Havia uma guerra dicotômica dentro de mim sobre minha vida profissional e pessoal, como existissem dois Rodrigo Regis [mas não seria nada mal se houvesse… kkkkk]. As vezes a gente se pega pesando [nas sutis prisões psicológicas] de como a vida seria mais fácil se tivesse dinheiro suficiente para bancar o padrão de vida que temos, ou coisa parecida. No fundo, ficamos imaginando o ponto de equilíbrio mágico, algo como: seus problemas acabaram [organizações Tabajaras- Ceseta e Planeta]. Amigo, lamento informar, mas a vida não funciona assim. Precisamos aprender a girar constantemente os pratos e manter o foco diariamente para darmos conta de todas as nossas responsabilidades. [ That’s life !] Sendo assim, não se deve equilibrar a vida pessoal e profissional, mas, sim, misturar as duas adequadamente e vê-las como partes que complementam a sua vida.Desta forma, a coisa mais importante que você precisa definir na sua vida é: QUAL O SEU PROPÓSITO DE VIDA?? Se seu trabalho está alinhado ao seu propósito de vida, com certeza, terá mais facilidade em ajustar os seus horários para conduzir cada pequeno aspecto da sua vida com satisfação. Do contrário, provavelmente, você poderá cair nas armadilhas mentais.

É isso aí…. Tudo junto e misturado!
Aceita logo que dói menos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir...

Curso de Básico de Eficiência Energética - Cap.5 Lâmpadas fluorescentes e reatores eletrônicos eficientes

Vamos agora listar uma série de dicas para economizar energia reduzindo a potência e o tempo de funcionamento. Hoje existem no mercado lâmpadas fluorescentes de menor potência e que iluminam da mesma maneira que as tradicionais. Por exemplo: Se você tem uma lâmpada fluorescente de 40W, substitua por uma de 32W ou de 28W (neste caso será necessário substituir a luminária); Se você tem uma lâmpada fluorescente de 20W substitua por uma de 16 W ou de 14W (neste caso será necessário substituir a luminária); Em qualquer situação faz-se necessário um cálculo luminotécnico, com um engenheiro eletricista ou técnico graduado para cumprir com as exigências da Norma ABNT 5413 - Iluminação de Interiores. Essas lâmpadas necessitam, para seu funcionamento, um equipamento denominado reatore. Existem 2 tipos: Convencionais que consomem em torno de 15 W para cada duas lâmpadas fluorescentes de 40W; Eletrônicos que consomem 2W para a mesma situa...