Nos últimos tempos tenho dedicado muito tempo buscando compreender mais sobre o Ecosistema de Foz do Iguaçu e como o PTI [ organização que estou como Diretor de Negócios & Inovação] pode contribuir na criação de uma ambiente favorável para essa maturação. Sabemos que nos últimos anos, o empreendedorismo ganhou novo patamar com as Startups, essa forma de empreender na busca de produtos escaláveis e ambiente em condições de extrema incerteza vem sacudindo a forma de se pensar e fazer negócios. A questão é o que diferencia um Ecosistema de outro? O que se deve fazer para estimular essa maturidade?
Segundo Daniel Cukier, Doutor pelo IME-USP desenvolveu uma metodologia para avaliar o grau de maturidade de cada um, verificando a existência de quatro estágios: (1) Nascente, (2) Evoluindo, (3) Maduro e (4) Autossustentável. O nosso caso em Foz é nascente, nesta fase, a região já conta com startups aparecendo timidamente no cenário e nesse estágio, a presença de uma universidade bem conceituada é crucial e discussões a respeito do aprimoramento do empreendedorismo começam a aparecer.
Visualizando a importância de estimular uma maior interação entre esses atores foi pensado e implementado o o Programa Integração Universidade Empresa que é o primeiro passo para estimular esse ambiente. Com mais de 60 projetos e 166 bolsistas de seis instituições de ensino superior iniciamos um importante passo para o estímulo da cultura de inovação nas empresas.
Muito ainda temos que fazer, como sugere o Daniel , como:
- Criação de mais eventos sobre empreendedorismo
- Fomento à educação de técnicas de empreendedorismo nas universidades
- Aumentar a prática de compartilhamento de casos de sucesso
- Diminuir o risco para empreender, com políticas tributárias diferenciadas para startups e menor burocracia
- Aumento do investimento em startups tanto de agências de fomento e instituições públicas quanto de grupos privados.
Em outros post continuarei mostrando o trabalho que estamos desenvolvendo e apresentar que as ações sugeridas por esse pesquisador já estão acontecendo na Cidade.
Não tenho dúvidas que Foz do Iguaçu poderá ser outra cidade nos próximos 5 anos, com maior diversidade econômica e um grande pólo de tecnologia.
Comentários
Postar um comentário