Pular para o conteúdo principal

Foco no Colaborador para se ter Clientes satisfeitos: A tríade de NEELEMAN




Você já parou para pensar o que é um negócio? A palavra deriva do latim e significa a negação do ócio. Mas isso é apenas uma definição técnica. Para sermos mais precisos, podemos dizer que um negócio é qualquer atividade humana que tenha efeitos jurídicos. Em outras palavras, um negócio não é apenas um empreendimento financeiro ou comercial, mas sim tudo o que fazemos que possa impactar a sociedade e a economia. Todavia, de maneira mais profunda podemos dizer que negócios é uma abstração que busca compreender o mercado [que são uma conjugação de demandas e performances ] e desenvolver soluções. Muitas vezes esse negócio é desenvolvido por um empresa que está unida em torno de um propósito. 

Enfim, para um candidato a empreendedor, essa definição pode parecer ampla demais. Por isso, trazemos uma definição mais simples e eficaz: as TRÊS CONDIÇÕES de DAVID NEELEMAN. Neeleman é fundador da Jet Blue e da Azul Linhas Aéreas e diz que o sucesso de um negócio está ligado a três fatores principais: COLABORADORES SATISFEITOS, EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO, CLIENTES SATISFEITOS.



Para que um negócio prospere, é essencial ter colaboradores satisfeitos. Quando os funcionários estão felizes com o que fazem e com as condições do ambiente de trabalho, eles se empenham em realizar um excelente trabalho, o que inclui oferecer um atendimento excepcional. Independentemente do tipo de empresa - seja ela de produtos, serviços ou virtual -, a excelência no atendimento é a chave para criar e manter clientes satisfeitos, o que garante a sobrevivência e o sucesso do negócio a longo prazo. Mesmo em um cenário de monopólio ou concessão pública, a satisfação dos clientes é crucial, já que a insatisfação deles pode causar a ruína do empreendimento em algum momento. Em suma, não há substituto para a importância de manter colaboradores e clientes satisfeitos para o sucesso de um negócio.


Talvez você esteja pensando: "Mas isso não é óbvio?". Infelizmente, muitas empresas ainda não entenderam a importância dessas condições para o sucesso. Algumas acham que basta ter um bom produto ou serviço, outras acreditam que podem tratar mal seus funcionários e clientes e ainda assim ter lucro. Mas a realidade é que, mesmo em um mercado altamente competitivo, as empresas que não levam em consideração a satisfação de seus colaboradores e clientes estão fadadas ao fracasso.


A definição de Neeleman é interessante, pois indica que, de certa forma, para colocar os clientes em primeiro lugar, é preciso colocá-los em terceiro. Isso significa que a satisfação dos colaboradores é a chave para manter um negócio bem-sucedido. A excelência no atendimento é a alma do negócio, especialmente em uma época em que as redes sociais podem ter um impacto significativo na reputação de uma empresa. Para proporcionar um atendimento de primeira, que torna os clientes satisfeitos, é essencial que os colaboradores estejam satisfeitos com seu trabalho e possam oferecer o que foi prometido ao cliente, e talvez ainda mais. Seja qual for o mercado em que você esteja, de padarias a linhas aéreas, de médicos e engenheiros a cabeleireiros, de negócios web a operadoras celulares e bancos, você está no negócio de deixar seus clientes satisfeitos, pois o mercado é uma rede de pessoas. Às vezes, isso pode até envolver demitir clientes que são impossíveis ou muito difíceis de satisfazer, como estamos vendo cada vez mais em tempos de redes sociais.


A tríade de Neeleman fornece uma excelente visão para entender nosso negócio e aqueles com os quais precisamos interagir. Em suma, um negócio é a interação entre clientes e colaboradores, intermediada pelo atendimento. Embora seja fácil de lembrar e explicar, é incrivelmente desafiador executar efetivamente de forma consistente, pois ocorre em um ambiente complexo - o mercado.


Enfim, podemos concluir que a chave para o sucesso de qualquer negócio está em manter uma equipe de colaboradores satisfeitos e engajados, trabalhando para oferecer excelência no atendimento aos clientes. E para isso, é necessário que os líderes e gestores do negócio se preocupem com a satisfação e desenvolvimento de seus colaboradores, oferecendo um ambiente de trabalho agradável, desafiador e com oportunidades de crescimento.


Além disso, é importante valorizar a opinião dos clientes e se esforçar para entender suas necessidades e expectativas. Uma boa estratégia para isso é buscar o feedback dos clientes de forma constante, para identificar pontos de melhoria e aprimorar o atendimento.


Em resumo, para ter sucesso nos negócios, é preciso manter um equilíbrio entre a satisfação dos colaboradores e a satisfação dos clientes. Quando esses dois pilares estão bem estabelecidos, é mais fácil alcançar metas, expandir o negócio e garantir um futuro promissor. Portanto, se você é um empreendedor ou pretende se tornar um, lembre-se sempre das três condições de David Neeleman e trabalhe para colocá-las em prática no seu negócio.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Somos a média das pessoas que mais convivemos. O Homem é produto do meio?

Muitos filósofos e sociólogos já falaram estudaram de certa forma esse tema, mas [dentro de minha memória, que diga-se de passagem anda falhando ultimamente] me recordo de dois. O primeiro, Jean-Jacques Rousseau um grande influenciador do Iluminismo, bem como da Revolução Francesa. Este suíço influenciou Kant, Adam Smith [Pai do liberalismo], Nietzsche, entre outros. Para ele, “ o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza ” e continua “ quanto mais distante o ser humano se encontra da natureza, mais corrompido ele fica ”, isto é, o meio corrompe o homem, logo ela é produto do meio. O segundo, Karl Marx [ este, pelo menos, de nome muito conhecido],  dizia    " A existência precede a essência "; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem é, em sua essência, produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra.  Lembro-me de debates homéricos na escola, mas isso não vem ao caso. Já fui perguntado muitas v