Pular para o conteúdo principal

Termostato Inteligente: uma Implementação de Lógica Fuzzy para Gerenciamento de Energia em Condicionador de Ar

Este trabalho vai ser apresentado no Congresso Brasileiro de sistemas Fuzzy em Sorocaba-SP no dia 11 de novembro.
Mas, aí esta o resumo do trabalho. A quem interessar posso mandar o trabalho completo.

Abstract

Este trabalho apresenta um estudo que resultou em especificações e desenvolvimento de software e hardware e testes de um protótipo do termostato inteligente. O produto objetiva a otimização de energia em ar condicionado, a ser utilizado em aparelhos split e janela. O software utiliza implementação fuzzy para tomada de decisão. O gerenciamento de energia se dá no monitoramento da temperatura de forma a proporcionar conforto térmico. Para validação do protótipo, são apresentados resultados de testes nos aparelhos de ar condicionado do Laboratório de Eficiência Energética da Escola Politécnica de Pernambuco, realizados com o uso de um analisador de energia, um termômetro e um medidor de energia de classe 1. O termostato inteligente concebido neste trabalho leva a uma economia de energia superior a 20%, sem comprometimento do conforto térmico no ambiente. O equipamento segue regras que levam em conta os diferentes contextos do gerenciamento, os quais são fundamentais para a otimização do consumo de energia.



Comentários

  1. Oi Rodrigo,

    Tenho interesse em ver o trabalho. Podes me enviar? levi mota arroba gmail. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      você pode baixar o trabalho pelo site da universidade de Pernambuco na Escola Politécnica de Pernambuco. www.poli.br. Vou no curso de eng. Eletrônica e no link de PFC.

      abs

      Excluir
    2. Boa tarde.

      Sou aluno de engenharia em Portugal e tenho interesse de ver o seu trabalho. Como o posso arranjar?

      Cumps

      Excluir
  2. Fiquei interessado pode me enviar?
    ricardo (dot) jl (dot) rufino at gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Ricardo,

      pode-me enviar um email que te respondo com o documento.
      rodrigoregisag@gmail.com

      ABS

      Excluir
  3. Boa tarde Rodrigo.
    Gostei muito do seu trabalho e acredito que ele será muito util para meu TCC.
    teria como vc me Encaminha-lo?
    fabio_jpj@hotmail.com

    Grato pela atenção

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Curso de Básico de Eficiência Energética - Cap.5 Lâmpadas fluorescentes e reatores eletrônicos eficientes

Vamos agora listar uma série de dicas para economizar energia reduzindo a potência e o tempo de funcionamento. Hoje existem no mercado lâmpadas fluorescentes de menor potência e que iluminam da mesma maneira que as tradicionais. Por exemplo: Se você tem uma lâmpada fluorescente de 40W, substitua por uma de 32W ou de 28W (neste caso será necessário substituir a luminária); Se você tem uma lâmpada fluorescente de 20W substitua por uma de 16 W ou de 14W (neste caso será necessário substituir a luminária); Em qualquer situação faz-se necessário um cálculo luminotécnico, com um engenheiro eletricista ou técnico graduado para cumprir com as exigências da Norma ABNT 5413 - Iluminação de Interiores. Essas lâmpadas necessitam, para seu funcionamento, um equipamento denominado reatore. Existem 2 tipos: Convencionais que consomem em torno de 15 W para cada duas lâmpadas fluorescentes de 40W; Eletrônicos que consomem 2W para a mesma situa