Pular para o conteúdo principal

Manutenção periódica de ar condicionado no verão ajuda a reduzir consumo de energia

Fonte: Portal Fator Brasil - 07.01.2011
Brasil - A falta de manutenção e o acúmulo de impurezas diminuem a vazão de ar, o que reduz o rendimento térmico, e consequentemente a vida útil do produto e a eficiência energética, aumentando assim o consumo de energia elétrica. Existem alguns procedimentos básicos de conservação, como a limpeza dos filtros de ar, que pode ser realizada pelo próprio consumidor. A maioria dos condicionadores de ar residenciais é equipada com filtros do tipo tela lavável, utilizados para retenção de poeira grossa e que podem ser facilmente removidas com água corrente e sabão neutro. É importante que o filtro esteja totalmente seco antes de retornar ao equipamento.

No entanto, pelo menos uma vez ao ano é aconselhável uma manutenção técnica, que deve ser realizada por profissionais. Este deve ser um procedimento de manutenção mais completo, ou seja, com remoção do equipamento para desmontagem e limpeza interna, que inclui limpeza de trocadores de calor (serpentinas), bandejas de condensado, ventiladores, entre outros.

A falta de manutenção preventiva nos produtos é responsável por boa parte das falhas prematuras em componentes, o que gera um aumento dos custos de reparo, além dos danos causados ao conforto dos consumidores em função de uma parada repentina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Curso de Básico de Eficiência Energética - Cap.5 Lâmpadas fluorescentes e reatores eletrônicos eficientes

Vamos agora listar uma série de dicas para economizar energia reduzindo a potência e o tempo de funcionamento. Hoje existem no mercado lâmpadas fluorescentes de menor potência e que iluminam da mesma maneira que as tradicionais. Por exemplo: Se você tem uma lâmpada fluorescente de 40W, substitua por uma de 32W ou de 28W (neste caso será necessário substituir a luminária); Se você tem uma lâmpada fluorescente de 20W substitua por uma de 16 W ou de 14W (neste caso será necessário substituir a luminária); Em qualquer situação faz-se necessário um cálculo luminotécnico, com um engenheiro eletricista ou técnico graduado para cumprir com as exigências da Norma ABNT 5413 - Iluminação de Interiores. Essas lâmpadas necessitam, para seu funcionamento, um equipamento denominado reatore. Existem 2 tipos: Convencionais que consomem em torno de 15 W para cada duas lâmpadas fluorescentes de 40W; Eletrônicos que consomem 2W para a mesma situa