Pular para o conteúdo principal

Uma casa totalmente conectada

Fonte: O Povo Online - 10.01.2011

Estados Unidos - Imagine receber uma mensagem no celular avisando que "o suco está quase acabando" vinda da própria embalagem do produto. Esta é só mais uma das novidades apresentadas no maior evento tecnológico do mundo.

Da cozinha ao banheiro, toda a casa entra progressivamente na era “conectada”, com aparelhos “inteligentes” permitindo ajustar o consumo de energia e acompanhamento à distância.

“Os aparelhos inteligentes não impõe novas rotinas, pelo contrário, são discretamente inteligentes”, acrescentando aos objetos de uso familiar novas possibilidades, explicou Cédric Hutchings, diretor-geral da Withings.

Essa pequena empresa francesa chamou atenção no grande salão do Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas, no Oeste dos Estados Unidos, com aparelhos modestos: balanças, tensiômetros ou aparelhos de vigilância do quarto das crianças, com monitores ou telefones.

Eles podem assim transmitir, armazenar e analisar os dados recolhidos, e até no caso do “babá eletrônica”, serem controlados a distância.

De forma geral, todo o setor de eletrodomésticos arrumou lugar este ano no CES, como marcas famosas como General Electric, apresentada pela primeira vez em mais de 30 anos, bem como a americana Kenmore ou ainda a coreana LG: máquinas de lavar roupas, secadoras, geladeiras, fornos, aquecedores de água... todos esses aparelhos prometem programações fáceis e, sobretudo, a possibilidade de melhorar o consumo de eletricidade.

A que mais impressionou foi a empresa Fulton, fornecedora de grandes marcas. Ela apresentou os novos avanços de sua tecnologia eCoupled, que anuncia a possibilidade de administrar os armários de cozinha como uma mercearia high-tech, graças a transmissores colocados nas embalagens: informações como “o suco de laranja está quase acabando” ou “os iogurtes vão estragar em breve” poderão ser vistas de seu celular.

Para Joseph McGuire, presidente da associação americana do setor AHAM, essas inovações beneficiam “de um grande apoio em nível federal”, como, por exemplo, de créditos tributários em favor dos aparelhos de menor consumo. Mas “será o consumidor que determinará o sucesso deles”, sendo a economia de eletricidade a principal motivação.

Nos próximos anos, quando os “medidores inteligentes” se tornarem comuns e o setor tiver entrado em acordo sobre uma ou duas normas gerais para circular informações de um aparelho para o outro, os fabricantes prometem desenvolver aparelhos para evitar os picos de consumo.

Além da característica “conectada”, os aparelhos da Kenmore e da LG já estão equipados com uma tecnologia que permite que o serviço pós-venda analise um mau funcionamento ou uma pane à distância, com a transmissão de um sinal sonoro por telefone, sem deslocamento. O processo de conserto é assim otimizado e simplificado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Curso de Básico de Eficiência Energética - Cap.5 Lâmpadas fluorescentes e reatores eletrônicos eficientes

Vamos agora listar uma série de dicas para economizar energia reduzindo a potência e o tempo de funcionamento. Hoje existem no mercado lâmpadas fluorescentes de menor potência e que iluminam da mesma maneira que as tradicionais. Por exemplo: Se você tem uma lâmpada fluorescente de 40W, substitua por uma de 32W ou de 28W (neste caso será necessário substituir a luminária); Se você tem uma lâmpada fluorescente de 20W substitua por uma de 16 W ou de 14W (neste caso será necessário substituir a luminária); Em qualquer situação faz-se necessário um cálculo luminotécnico, com um engenheiro eletricista ou técnico graduado para cumprir com as exigências da Norma ABNT 5413 - Iluminação de Interiores. Essas lâmpadas necessitam, para seu funcionamento, um equipamento denominado reatore. Existem 2 tipos: Convencionais que consomem em torno de 15 W para cada duas lâmpadas fluorescentes de 40W; Eletrônicos que consomem 2W para a mesma situa