Posto apresenta ainda sistema de faturamento e de planejamento elétrico para avaliar os impactos nos sistemas de distribuição
Com foco voltado para a presença crescente dosveículos elétricos em diversos países, a EDP no Brasil inaugurou, na última sexta-feira, 28 de setembro, o primeiroeletroposto de recarga rápida de veículos elétricos no Brasil. Além da recarga em 30 minutos, o posto apresenta ainda um sistema de faturamento e ferramentas de planejamento elétrico. A iniciativa, que contou com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões e com a a parceria da Fundação Instituto de Administração, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo e da Sinapsis, visa estudar os impactos da recarga nos sistemas de distribuição de energia.
O eletroposto, localizado no IEE, segue especificações da Europa, Japão e EUAe tem 50kW de potência de saída em corrente contínua. Neste ponto de abastecimento, os veículos com uma autonomia em torno de 180 km levam até 30 minutos para recarga da bateria, que é normalmente limitada em 80% de sua capacidade máxima, a fim de prevenir danos às mesmas. Segundo o gestor executivo de Desenvolvimento Tecnológico da EDP noBrasil, Vitor Gardiman, "o projeto é extremamente importante do ponto de vista de atendimento a sociedade para futuras demandas, pois minimiza possíveis riscos no abastecimento de energia elétrica".
Segundo a FIA, em todo Brasil, em 2020 cerca de 10% da nova frota será decarros elétricos, tendo aproximadamente 30.000 veículos elétricos em circulação na cidade de São Paulo, com a expectativa de se chegar em até aproximadamente 75 mil VEs caso os custos e a conveniência de uso sejam favoráveis. "Para governos e empresas, a utilização da nova tecnologia representa economia de custos frente ao consumo de combustíveis fósseis no longo prazo. Ademais, introduzir veículos elétricos na frota significa adaptar-se a onda sustentável que é influente no mundo há anos", comenta o executivo.
Comentários
Postar um comentário