por: Antonio Carlos Teixeira da Silva - – http://palestas.pensediferente.com.br
1. Muitas empresas enfrentam dificuldades e lutam para sobreviver no dia-a-dia. Como, em uma situação assim, pensar em inovação?
As dificuldades são um grande estímulo à inovação. Em situações assim é necessário resolver problemas e identificar oportunidades com novas idéias. Melhorar seu produto, deixá-lo mais competitivo, otimizar processos administrativos, melhorar a produtividade, vender mais, etc.
2. Dentro deste ponto de vista a empresa que não for criativa terá problemas de sobrevivência. Mas, ao mesmo tempo, temos exemplos de empresas que estão muito bem agindo da mesma maneira como sempre agiram. Por que inovar?
Somente o ser humano é dotado de potencial criativo e a partir da criatividade dos colaboradores é que a empresa será ou não inovadora. Solucionará problemas dentro da mesmice ou encontrará novos caminhos.
Quanto às empresas que estão muito bem e agindo da mesma maneira, lembro-me de um dito popular: em time que está ganhando não se mexe . Será, então, que é preciso esperar perder para mexer? O grande risco não é mexer no time que está ganhando, mas sim, a acomodação. De quantas empresas você se recorda que foram potências no passado e desapareceram ou encolheram porque algo inovador surgiu?
Quanto às empresas que estão muito bem e agindo da mesma maneira, lembro-me de um dito popular: em time que está ganhando não se mexe . Será, então, que é preciso esperar perder para mexer? O grande risco não é mexer no time que está ganhando, mas sim, a acomodação. De quantas empresas você se recorda que foram potências no passado e desapareceram ou encolheram porque algo inovador surgiu?
3. Mas como sensibilizar os executivos de que se deve mexer no time que está ganhando?
Todo ser humano tende à acomodação. Este é o grande risco. O executivo fica entre o dilema do bom resultado a curto prazo e o que acontecerá mais a frente. O importante é compatibilizar a administração do sucesso presente com a busca da inovação para manter este sucesso também no futuro.
4. O que é mais importante: qualidade ou inovação?
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e menos fiéis. Você pode usar sua criatividade para melhorar a qualidade de um produto. Ou a qualidade pode ser melhorada como resultado de uma inovação,por exemplo, no processo produtivo. Pior ainda, os seus concorrentes terem idéias para melhorar a qualidade dos produtos deles antes de você.
5. As empresas possuem sistemas para realizarem inovações?
Empresas que efetivamente praticam a inovação mantêm diversas práticas destinadas a estimular o processo de geração e implementação de novas idéias. Por exemplo, não punição por erros, estimulo à experimentação, recompensas vinculadas à inovação etc. A essas práticas, as empresas excelentes em inovação adicionam um item essencial: procuram desenvolver continuamente a própria habilidade de inovar através do treinamento constante de suas equipes.
6. Q ue áreas da empresa são mais adequadas à inovação?
A inovação deve ser implantada em todas as áreas da empresa para evitar que uma área que esteja inovando não fique travada porque outra não está.
7. Mas se todas as empresas preocuparem-se com a inovação constante a inovação não deixa de ser o diferencial competitivo?
No mundo atual, tudo fica obsoleto muito rápido. Inclusive as inovações. Por esta razão, para se manterem competitivas, ou no mínimo sobreviverem, as empresas precisam inovar constantemente. Outro dia, li uma entrevista de Bill Gates em que ele dizia aos seus funcionários: "Precisamos deixar nossos produtos obsoletos antes que nossos concorrentes o façam".
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