O Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás-ER) – instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e composto por diversas instituições nacionais – realizou uma assembleia ordinária na última sexta-feira (23) para apresentar um balanço das ações desenvolvidas pelo Centro desde que foi oficializado há cerca de um ano.
A assembleia marcou uma mudança na diretoria do CIBiogás-ER, com a entrada de Rodrigo Regis de Almeida Galvão no cargo de diretor presidente, ocupado por Cícero Bley Junior que também é superintendente da Assessoria de Energias Renováveis da Itaipu e presidente da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (Abiogás),
Durante a solenidade, Cícero Bley Junior fez um balanço sobre as ações e parcerias desempenhadas pelo Centro em vários estados brasileiros visando a disseminação das tecnologias relacionadas ao biogás:
“Um ano de aniversário, um primeiro ano de operações reais do CIBiogás com CNPJ, com atuação com empresa para fins específicos, composta em seu Conselho Diretor por um grupo de empresas altamente significativo e com resultados surpreendentes, já com horizonte de projetos na ordem de R$85 milhões em um ano. Estamos em vários lugares, atuando em Santa Catarina com a Eletrosul, com a Chesf em Pernambuco, com a Copel no estado do Paraná, com a Compagás no estado do Paraná, que lida com a questão do gás e é responsável por todo este conjunto da política do gás, que é uma política nova... enfim o CIBiogás comemora um ano com um vigor muito grande”.
Rodrigo Regis de Almeida Galvão, o novo diretor-presidente do CIBiogás-ER, tem formação e mestrado na área da Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialização em Gestão da Inovação Empresarial pela Universidad Politécnica de Valencia.
Até então ocupava o cargo de gerente de negócios do Centro e durante a sua carreira profissional atuou em diversos projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para o setor elétrico e privado - quando ocupou o cargo de diretor de projetos especiais da EcoEnergia – e foi assessor de P&D na Fundação Parque Tecnológico Itaipu.
De acordo com o novo diretor-presidente, a expectativa é consolidar a expansão de projetos desenvolvidos não apenas no Brasil, como na América Latina e África. Ele também destacou o alto volume de recursos captados pelo CIBiogás-ER desde que foi constituído:
“A expectativa é a gente consolidar as ações e as prospecções que foram feitas, continuar a consolidação dos projetos que estão sendo feitos no Oeste do Paraná, e agora sem dúvida solidificar estas ações que a gente está fazendo no Nordeste, no Norte e também na América Latina e na África. O CIBiogás tem um resultado fantástico para uma instituição que tem um ano de vida, se você hoje for pegar todo o investimento que foi feito nos convênios da Itaipu e comparar com os resultados alcançados (ativos e intangíveis) e se a gente for pegar apenas os ativos e intangíveis de projetos que estão aprovados para serem executados nestes próximos três anos, você observa que cada milhão colocado de Itaipu a gente captou em média anual um milhão de projetos captados com outras fontes".
Durante a assembleia foi firmada ainda uma carta de intenções com o objetivo de estabelecer uma cooperação envolvendo transferência de conhecimento e tecnologias sobre produção e uso do biogás, construir capacidades sobre energias renováveis, bem como replicar as ações do CIBiogás-ER no Estado de Alagoas.
Comentários
Postar um comentário