Durante a reunião da Cúpula do Gás da América Latina que aconteceu no Rio de Janeiro nos dia 13, 14 e 15, temas como o gás não-convencional, conhecido como shale gas, os terminais de GNL (Gás Natural Liquefeito), o gás do pré-sal e o biogás no continente completaram o programa da conferência. Este ano o evento reuniu 120 especialistas, empresários e autoridades do setor de vários países do continente.
Rodrigo Regis, Gerente de Negócios do CIBiogás-ER apresentou a proposta de Inserção do Biogás na Matriz Energética: Competitividade e Viabilidade Econômica da Geração de Gás a partir de Resíduos Orgânicos para as autoridades presentes. Iniciou apresentando que o potencial de produção de biogás não aproveitado do setor do Agronegócios Sucroenergético e de Alimentos é de 30 bilhões de metros cúbicos anuais o que equivale a produção de 42.600.000 MWh ou o equivalente energético de 21,7 bilhões de litros de diesel.
No entanto, afirmou: " O Biogás ocorre em situação de descentralização ainda mais intensa do que a do gás de xisto, no entanto com impactos ambientais e sociais positivos quando comparadas ao shale gas. Portanto, no Brasil existem condições climáticas e biodiversidade melhores que as americanas e européias para a construção de uma opção semelhante o do gás do xisto, porém verde, resultante do tratamento sanitário de resíduos e da sustentabilidade ambiental das atividades".
A opção pelo Biogás traria ganhos econômicos e sociais, além de contribuir para a distribuidoras de gás estatais, a complementar as cadeias de suprimento de gás natural que são limitadas ao litoral brasileiro e grandes centros de consumo. Portanto, baseado nisto, o CIBiogás optou criar e viabilizar microredes de gasodutos de biogás que recebem o gás produzido em cada propriedade e o conduz para um Micro Central onde lá, pode ser convertido em energia elétrica, térmica ou veicular (figura 3).
Figura 3.
Por fim, apresentou os projetos desenvolvidos e em execução pelo CIBiogás, onde se destaca: Ajuricaba, Projeto Toledo, Uruguai (San José) e o projeto de biometado-gás veicular para a rede de taxi de Foz do Iguaçu.
Comentários
Postar um comentário