Período de leitura é a quantidade de dias que uma concessionária de energia elétrica leva para fazer uma leitura no medidor e pode variar de acordo com o planejamento de cada empresa. Em seu caso, verifique em sua fatura de energia os campos que indicam "Período de Leitura".
Na figura acima o Período de Leitura é de: 01/05 a 02/06, ou seja, 31 dias.
Desta forma, quando se diz que um equipamento consome 70 kWh/mês, o certo é considerar 70 kWh/período de leitura.
Se o Período de Leitura de uma fatura for de 28 dias, o consumo = 70 kWh/28 dias.
Faça a leitura do mês, considerando o tempo de funcionamento dos equipamentos pelo Período de Leitura que está indicado em sua fatura de energia, e divida esse valor pelo número de dias do período.
* Exemplo: 70 kWh/28 dias = 2,5 kWh/dia
Esse valor é o que chamamos de " Consumo Específico " que é a relação entre o consumo de determinado equipamento ou de uma instalação por determinados parâmetros que podem ser: dias, quantidade de pessoas que trabalham no escritório, produção de determinado produto fabricado (kWh/litros de leite produzido), dias trabalhados, etc.
Aqui, uma sugestão. Normalmente consideramos determinar que o Consumo Específico para escritórios deve ser " Dias Trabalhados ". Por isto, a partir de agora, vamos considerar, para calcular o tempo durante um período de leitura, como sendo os dias trabalhados. Exemplo: 22 dias trabalhados no período de leitura (os demais dias, sábado e domingo totalizam 8 dias).
O Consumo Específico determina se você esta economizando energia elétrica. Se esse número diminui, você está economizando energia, se aumenta, está ocorrendo aumento de consumo, considerando a instalação com os mesmos equipamentos e regimes de funcionamento.
DICA!
Não considere o valor pago mês a mês para verificar se você está economizando energia porque pode haver um aumento de tarifa que vai mascarar todo o seu controle. Faça os cálculos considerando o Consumo Específico para verificar se está economizando
Comentários
Postar um comentário