Pular para o conteúdo principal

Caminhão da Celpe leva dicas de economia de energia para todo o Estado

Pernambuco - Economizar energia elétrica é o sonho de toda família, mas nem sempre é possível controlar os gastos, principalmente quando tem filhos dentro de casa. Para levar dicas de economia de energia do litoral ao Sertão pernambucano, a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) criou o projeto “Educação Com Energia”.

A partir desta terça-feira, 14 de julho, um caminhão vai às escolas pernambucanas de todas as regiões para capacitar professores, alunos e famílias dos alunos. O veículo é adaptado com medidores do consumo, ensinando com exemplos práticos a poupar luz e preservar o meio ambiente.

“Tem um medidor de energia, para ir simulando o gasto de energia por diversos equipamentos. Quando acendo a luz da cozinha, por exemplo, o medidor começa a funcionar. Se acender tudo de uma vez, ele vai apitando para indicar que está gastando demais”, explica o presidente da Celpe, José Humberto Castro. “Quanto maior a carga, o medidor gira mais rápido”.

De acordo com ele, a ideia surgiu por causa da dificuldade das pessoas de comunidades carentes de virem até a Celpe. “Qualquer município que queira receber o projeto é só pedir para que a Secretaria de Educação entre em contato com a Celpe para fazer uma solicitação. Também estaremos entrando em contato com várias escolas”, disse Castro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Curso de Básico de Eficiência Energética - Cap.5 Lâmpadas fluorescentes e reatores eletrônicos eficientes

Vamos agora listar uma série de dicas para economizar energia reduzindo a potência e o tempo de funcionamento. Hoje existem no mercado lâmpadas fluorescentes de menor potência e que iluminam da mesma maneira que as tradicionais. Por exemplo: Se você tem uma lâmpada fluorescente de 40W, substitua por uma de 32W ou de 28W (neste caso será necessário substituir a luminária); Se você tem uma lâmpada fluorescente de 20W substitua por uma de 16 W ou de 14W (neste caso será necessário substituir a luminária); Em qualquer situação faz-se necessário um cálculo luminotécnico, com um engenheiro eletricista ou técnico graduado para cumprir com as exigências da Norma ABNT 5413 - Iluminação de Interiores. Essas lâmpadas necessitam, para seu funcionamento, um equipamento denominado reatore. Existem 2 tipos: Convencionais que consomem em torno de 15 W para cada duas lâmpadas fluorescentes de 40W; Eletrônicos que consomem 2W para a mesma situa