Pular para o conteúdo principal

Economia de energia na ponta do dedo

Fonte: O Debate - 21.09.2009

Minas Gerais - A Eficiência Máxima, uma empresa de consultoria de Belo Horizonte (MG) que atua na área de economia de energia em diversos setores produtivos, e a GoMobie, também de Belo Horizonte, uma empresa de tecnologia que desenvolve aplicativos para "smartphones", fizeram uma parceria e lançaram o Guia de Economia de Energia Elétrica com dicas para reduzir despesas com energia no lar, no trabalho e no sítio.

O Guia tem uma linguagem simples e pretende orientar os usuários, mediante uma série de procedimentos, como reduzir o valor da fatura de energia elétrica, no mínimo, em 15%.

A Eficiência Máxima desenvolveu o conteúdo de engenharia e a GoMobie o software e interfaces do aplicativo que estão disponíveis gratuitamente para aparelhos iPhone da Apple. Brevemente também serão disponibilizados para Nokia, Samsung e Android.

Esta parceria vem no momento em que estes aparelhos estão substituindo os computadores portáteis no dia a dia das pessoas que precisam acessar seus emails e sites de notícias durante os longos períodos que estão no trânsito ou viagens a negócios e precisam de mobilidade para suas atividades.

Os "smartphones" em números

Em recente pesquisa, a Eficiência Máxima e a GoMobie levantaram, em diversas fontes, o que está acontecendo no mundo empresarial quando o assunto é mobilidade. Para se ter uma ideia, a Apple vendeu 5,2 milhões de iPhones e teve um lucro recorde no trimestre, em torno de US$ 1,23 bilhão, 15% acima do valor de 2008. As vendas cresceram 626% em comparação com ano anterior e até junho deste ano a empresa tinha vendido um milhão de aparelhos 3GS em dois dias.

A Apple, por ser a pioneira, tem uma presença marcante e os usuários de sua loja virtual, a "Apple Store", fizeram mais de 1,5 bilhão de downloads de aplicativos desde junho de 2009.

Os usuários de 77 países podem escolher entre 65.000 aplicativos para o iPhone e iPod Touch.

O Guia de Economia de Energia será o primeiro aplicativo que estará disponível gratuitamente para os usuários.

Este números demonstram uma nova realidade. Segundo o Instituto de Pesquisa Gartner, 34,6 milhões de "smartphones" foram vendidos no mundo no primeiro trimestre de 2009. E no Brasil também não poderia ser diferente. A comercialização destes aparelhos aumentou 11% no primeiro trimestre de 2009, comparado com o mesmo período do ano anterior, enquanto o mercado em geral desabou 37%.

Para desenvolver soluções de economia de energia elétrica e monitoramento "online" utilizando telefones celulares, a Eficiência Máxima e a GoMobie criaram um consórcio denominado Energia em Movimento, que já está preparando outros lançamentos para os próximos meses.

Estes são os itens que o Guia ensina como economizar

Iluminação
Chuveiro elétrico
Aquecimento de água com boiler
Aquecimento de água com o Sol
Geladeira/freezer
Ar condicionado
Ferro elétrico
Lavadora de pratos
Lavadora de roupa
Secadora de roupa
Televisor
Aparelho de som
Elevador
Motores elétricos
Bomba d'água
Sistema de refrigeração
Ar comprimido
Sistema de irrigação
Lavador de café
Secador de café
Picadeira
Desintegrador
Ordenhadeira
Resfriador de leite
Tanque de expansão

Além das orientações em cada tipo de equipamento acima você vai aprender a calcular o consumo de energia elétrica, ter uma aula de como o medidor registra o seu consumo, vai aprender a calcular sua economia de energia mensalmente e também como lidar com a energia elétrica de forma segura.

E se tiver alguma dúvida, envie pelo aplicativo um email que o Consórcio Energia em Movimento responde prontamente. Você pode fazer download deste aplicativo, Grátis, na loja virtual da Apple no endereço www.appstore.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Curso de Básico de Eficiência Energética - Cap.5 Lâmpadas fluorescentes e reatores eletrônicos eficientes

Vamos agora listar uma série de dicas para economizar energia reduzindo a potência e o tempo de funcionamento. Hoje existem no mercado lâmpadas fluorescentes de menor potência e que iluminam da mesma maneira que as tradicionais. Por exemplo: Se você tem uma lâmpada fluorescente de 40W, substitua por uma de 32W ou de 28W (neste caso será necessário substituir a luminária); Se você tem uma lâmpada fluorescente de 20W substitua por uma de 16 W ou de 14W (neste caso será necessário substituir a luminária); Em qualquer situação faz-se necessário um cálculo luminotécnico, com um engenheiro eletricista ou técnico graduado para cumprir com as exigências da Norma ABNT 5413 - Iluminação de Interiores. Essas lâmpadas necessitam, para seu funcionamento, um equipamento denominado reatore. Existem 2 tipos: Convencionais que consomem em torno de 15 W para cada duas lâmpadas fluorescentes de 40W; Eletrônicos que consomem 2W para a mesma situa