O que é ter sucesso? Para Ralph Waldo é "... saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu". Hoje as empresas modernas de sucesso estão em transição de conscientização de um sistema egossistêmico
para o ecossistêmico que leva em consideração o bem-estar de todos com o foco
no ecológico, cultural e, sobretudo, no social. "Viver em necessidade não é uma necessidade" já dizia Epicuro 341 a.c. e continua: "a necessidade, que alguns apresentam como senhora absoluta, não existe. Algumas coisas são fortuitas e outras dependem da nossa vontade de mudar".
Foto da Assinatura do Acordo de Cooperação |
Dentro desse "espírito" o CIBiogás se posiciona no mercado como uma empresa com um propósito de mudar a realidade da sociedade nos projetos onde atua e com quem atua. Dentre vários cases da nossa empresa, hoje, quero vos apresentar um caso emocionante.
Fruto das participações e compromissos do CIBiogás na Semana de Bioenergia do GBEP (Global Bioienergy Partnership) e da parceria com o Ministério de Relações Exteriores do Brasil chegou no dia 13 de março em Foz do Iguaçu um representante do Grupo de Saneamento de Bilibiza, Bachir Afonso que vive no Parque Nacional das Quirimbas, em Moçambique com a missão de encontrar no biogás a solução para reverter o quadro energético de onde vive, uma vez que cerca de 95% dos habitantes ainda não têm acesso às energias térmica e elétrica. “Isso nos incomoda muito, porque sabemos que assim, sem energia, nunca vamos conseguir melhorar a nossa vida”, desabafa. Ainda relatou que além da população não ter acesso a saneamento básico, onde muitas casas não possuem privadas, ainda é usado lenha para cozinhar, o que a afeta não só na qualidade do ar nas casas, mas para se conseguir a lenha é necessário sair da aldeia ficando vulnerável aos ataques de animais selvagens.
Durante o período em que permaneceu em Foz do Iguaçu, Bachir teve 160 horas de aulas teóricas e práticas, ministradas por técnicos e engenheiros do CIBiogás-ER. O objetivo principal era torná-lo suficientemente capaz de desenvolver e replicar projetos de biogás em Moçambique. “Hoje me sinto preparado para replicar o que aprendi em minha comunidade”, disse em abril de 2015.
Para ele o biogás é a solução perfeita, pois além de gerar energia elétrica e o gás de cozinha para o preparo de alimentos, o uso de resíduos de pescados, dejetos e o esgoto para a geração do biogás permitirá sanar outros grandes problemas, como a redução de odores e a infestação de insetos e roedores causadores de doenças como a cólera e a malária. “Eu acredito que o biogás é a solução porque é uma energia limpa e ambientalmente amigável" , ressaltava em matéria vinculada no PTI no final de abril. Com isso ele saiu com uma missão, construir um pequeno biodigestor em sua própria aldeia para que possa, de forma prática, demonstrar que é possível ter o biogás como fonte de energia na área rural e resolver os problemas de carência energética. “Este biodigestor servirá como demonstração para outras comunidades. Tenho 6 mil pessoas que trabalham diretamente comigo. Eu os convidarei a irem até a minha aldeia para conhecerem a iniciativa e assim replicarem este conhecimento para toda a província”, afirmou.
O objetivo é desenvolver tecnologias de baixo custo com os materiais que eles têm disponíveis para assim produzir biogás e fazer suas aplicações energéticas, além da produção de biofertilizante.
E o Bachir cumpriu a missão e está em sua aldeia produzindo biogás e aplicando energia térmica na cocção de alimentos, eliminando o uso da lenha e melhorando a qualidade de vida. Abaixo fotos dos resultados dele em Moçambique
E o Bachir cumpriu a missão e está em sua aldeia produzindo biogás e aplicando energia térmica na cocção de alimentos, eliminando o uso da lenha e melhorando a qualidade de vida. Abaixo fotos dos resultados dele em Moçambique
Fotos do biodigestor construído
Fotos do fogão a biogás
Fotos dos resultados do uso Biofertilizante na Aldeia
Estes resultados são frutos de um trabalho de uma equipe fantástica do CIBiogás liderado pelo Marcelo e, sobretudo, também devemos agradecer ao Bachir que é um líder nato, onde o seu trabalho é de doação total para o bem de sua Comunidade. O mundo precisa de pessoas como vocês.
Por fim, faço uma reflexão: Que não é a necessidade a criadora e propulsora do mundo, como defendia Demócrito. Não precisamos viver da necessidade. O trabalho não pode ser a satisfação de uma necessidade, mas um meio de transformar a realidade. O trabalho não pode ser imposto, mas, sim, prazeroso. Trabalhar com foco no bem comum os resultados virão, e entender e comungar desse propósito irá transformar nossa empresa a ser um ator ativo na construção da história de uma nova sociedade. Portanto, o que deve propulsionar uma empresa é ter um PROPÓSITO e não uma necessidade.
Agradeço a todos que trabalharam nesse projeto!
Comentários
Postar um comentário