Pular para o conteúdo principal

Veículos movidos a biometano tornam frota de Itaipu ainda mais verde - Mais um case do CIBIOGÁS


Este projeto, o qual você viu no video da IBTV ao lado,  irá mudar  a realidade Brasielira através do uso de um combustível alternativo e renovável para a mobilidade rural e urbana.

Estamos diante de um projeto que vai além da comprovação técnica do uso do Biometano oriundo do biogás no processo de saneamento rural na granja Haacke. Mas, da materialização de um futuro que emerge de oportunidades para a sociedade Brasileira que se inicia no produtor rural e vai até as cooperativas e indústrias nacionais de produtos e serviços em geral.

Antes o que se existia era uma intuição de que:

  • era possível usar biogás purificado (biometano) para uso veicular;
  • e que nós poderíamos usar tecnologias brasileiras de baixo custo que daria viabilidade técnica  e econômica-financeira aos projetos.

Veiculo movido a Biometano
Bem, como falava Bertrand Russell: “A intuição, não testada e não comprovada, é uma garantia insuficiente da verdade”.

Meus amigo(a)s, esse projeto é a materialização da verdade e isso comprova que é possível mover ônibus, caminhões, tratores e carros com biometano produzido por tecnologias genuinamente brasileiras. 

Com isso, estamos diante em um novo mercado, ainda inexplorado, que precisa ser desbravado além das atuais fronteiras setoriais vigentes com o desenvolvimento de serviços e produtos de qualidade. E estamos em um jogo onde a competição é irrelevante, pois as regras ainda estão sendo definidas.

Contudo, não poderia deixar de citar que o que vimos neste video é o resultado de uma transição de conscientização de um sistema egossistêmico para o ecossistêmico que leva em consideração o bem-estar de todos com o foco no ecológico, cultural e, sobretudo, no social. Esta transição de pensamento ,fruto de uma movimento de conscientização global e estudado pelo Economista e professor do MIT Otto Scharmer, aconteceu na ITAIPU quando, no início da gestão de Jorge Samek,  foi feito um trabalho de reposicionamento estratégico da empresa que mudou sua missão e visão. Com isso, a empresa criou o Parque Tecnológico Itaipu, o programa Cultivando Água Boa, as assessorias de Energias Renováveis e de mobilidade elétrica. Assim, a ITAIPU se posicionou ativamente no desenvolvimento territorial e passou a ser um celeiro de inovações e novos negócios. Os resultados deste processo colocaram a empresa em um patamar de destaque no Brasil e no Mundo. O CIBiogás, também, é resultado desse processo. 

O CIBiogás é uma empresa que pode ajudar as prefeituras, cooperativas e produtores a implantar esses projetos e contribuir para o progresso de nossa região, estado e, porque não, do Brasil.

Nós da família CIBiogás ficamos extremamente honrados de poder contribuir e ser um vetor estratégico e operacional desta mudança que nasce na ITAIPU e vai para mundo.


Agradecimentos:
    

Quero agradecer a todos da ITAIPU que viabilizaram este projeto e para toda a equipe do CIBiogás.

Em especial queria agradecer ao Giovani Patuzo que com sua equipe estão conduzindo este projeto no CIBiogás. Não existe sucesso sem vocês!

Orgulho de fazer parte deste do complexo ITAPU e de fazer parte de uma equipe fantástica.

Conheça mais sobre o CIBiogás - www.cibiogas.org 

Comentários

  1. Oi Rodrigo, qual a projeção de divulgação e comercialização desse biogas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog apoiado pela Siemens discute os principais desafios das grandes cidades

Fonte: Assessoria de imprensa da Siemens - 28.09.2009 Brasil - As mudanças globais apontadas pelo estudo "Desafios das Megacidades", desenvolvido pelas consultorias GlobeScan e MRC McLean Hazel, abriram espaço para a discussão de soluções para problemas como consumo de energia, transporte, moradia e emprego. O blog www.odesafiodasmegacidades.com.br , apoiado pela Siemens, discute temas como energias renováveis, eficiência energética, urbanização, crescimento sustentável e outras problemáticas presentes no crescimento das metrópoles e mostra como o desenvolvimento de novas tecnologias podem ajudar a solucionar os obstáculos do dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

Veja como a Seleção Natural e Genética influenciam a Inteligência Artificial.

Rodrigo Regis Dentre várias técnicas de Inteligência Artificial existentes, hoje, vamos falar do Algoritmo Genético. O  Algoritmo Genético  ( AG ) é uma  t écnica  de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas para problemas de otimização e busca, inspirados nos mecanismos de seleção natural (Teoria da Evolução) e genética.  Eles combinam um mecanismo de valorização dos “melhores” indivíduos, ou dos mais adaptados ao objetivo em questão, com uma estrutura para combinar e “reproduzir” aleatoriamente estes indivíduos, criando uma nova população. Assim, a cada geração, um conjunto de novos indivíduos é criado utilizando-se informações contidas na geração passada. Os Algoritmos genéticos são implementados  em computadores em que uma população são representações abstratas de uma problema e os melhores indivíduos, dessa população, são selecionados para cruzamento. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente

Curso de Básico de Eficiência Energética - Cap.5 Lâmpadas fluorescentes e reatores eletrônicos eficientes

Vamos agora listar uma série de dicas para economizar energia reduzindo a potência e o tempo de funcionamento. Hoje existem no mercado lâmpadas fluorescentes de menor potência e que iluminam da mesma maneira que as tradicionais. Por exemplo: Se você tem uma lâmpada fluorescente de 40W, substitua por uma de 32W ou de 28W (neste caso será necessário substituir a luminária); Se você tem uma lâmpada fluorescente de 20W substitua por uma de 16 W ou de 14W (neste caso será necessário substituir a luminária); Em qualquer situação faz-se necessário um cálculo luminotécnico, com um engenheiro eletricista ou técnico graduado para cumprir com as exigências da Norma ABNT 5413 - Iluminação de Interiores. Essas lâmpadas necessitam, para seu funcionamento, um equipamento denominado reatore. Existem 2 tipos: Convencionais que consomem em torno de 15 W para cada duas lâmpadas fluorescentes de 40W; Eletrônicos que consomem 2W para a mesma situa